Força de vontade = forca na vontade. Tadinha da vontade... :)
Quantas vezes já não desejámos ter mais força de vontade?
Queremos começar a correr, queremos ir ao ginásio as nossas ideais 4x por semana, queremos continuar a comer saudável por mais do que 10 ou 30 dias, queremos deixar de comer depois do jantar, queremos deixar de comer chocolate ou bolachas e... IRRA que a coisa não passa da mesma cepa torta. Dava mesmo jeito ter mais força de vontade!
E porque é que será que é tão difícil de manter a força de vontade?
Ok, finalmente estamos lançados, inspirados, motivados, com tudo certinho, planeado, preparado, até estremecemos pois até nem parece real como estamos - finalmente - a levar a rotina saudável que desejariamos há tanto! Somos os maiores!!
Mas depois vêm os dias de frio, vem a chuva, vêm as reuniões tardias e inesperadas, vêm as idas ao médico dos filhos, vêm as dores de costas, vêm as dores mentruais, vêm os jantares de família, vem o Natal, vem as férias com tudo incluído, vem a preguiça, vem o cansaço, e a força de vontade transforma-se em FALTA de vontade! Porque não conseguimos manter, raios o partam??
Ok.
Respirar fundo por favor....
A minha teoria, já é minha, pois há tantos anos que a sigo, é esta:
A força de vontade é LIXO. Sim, cheira mal e é para deitar fora. Não é para consumir. A não ser que goste de comer lixo - força, deleite-se! :)
Ora, porque digo isto? Porque os resultados assim o indicam! Quem consome força de vontade fica doente - dos nervos, principalmente, e fica envenenado - pela frustração, acima de tudo. Não queremos isto, pois não? Ah bom.
A força de vontade serve para fazermos algo que não queremos fazer!
Mas diga lá se não é verdade verdadinha - que para ir correr às 6:00 AM 3x por semana não precisa de força de vontade? Ah pois é. E não é pouca. É por isso que para muitos de nós essa actividade a essa hora não dá. Claro que isto é um exemplo apenas! E é um exemplo real meu :). Eu não queria correr a essa hora, queria querer (sobre isto falei no post anterior).
Por isso, e muito resumidamente, quem se propõe a mudar baseado unicamente na força de vontade: ESTÁ TRAMADO.
No outro dia, numa aldeia muuuuuuuito pequenina e atrás do sol posto, entrei numa cooperativa recreativa/café/salão de dança/sala de jogos. (Hehehe que coisa mais gira o nosso Portugal!). Havia lá uma sala bem grande com uma mesa de ping-pong e uns matrecos. Imediatamente senti uma IMENSA VONTADE DE JOGAR! E fantasiei que se houvesse um centro recreativo destes perto de mim, em Lisboa, que eu passaria horas a jogar ping-pong e matrecos - que adoro e me fazem lembrar quando era nova e jogava e me divertia tanto! Isto é um exemplo para verem a diferença entre ter VONTADE e precisar de força de vontade para adoptar hábitos e estilos de vida activos.
Cada um é que sabe o que gostaria de fazer onde não seja preciso ir contra a sua vontade com a força de vontade mas usasse apenas a genuína VONTADE de jogar, fazer, montar, utilizar, usar. Mexer o corpo já pode ser um desafio em si, por isso não complique mais a sua vida!
Lembre-se: Força de vontade = forca na vontade! Tadinha da vontade... :)
HAVE FUN INSTEAD!