Basta querer. Basta querer?
Fomos feito para nos sentar quando vemos uma cadeira e comer quando vemos comida.
(Já não sei ao certo quem disse isto mas foi alguém com muita autoridade, por isso, acreditemos que é uma verdade.)
Se assim é, estamos muito equipados para preguiçar e armazenar. É este o nosso estado, por defeito, enquanto seres humanos.
Se assim é, parece que é uma daquelas situações de arrumação da casa. Mal a arrumamos dum lado, a desarrumação a manifesta-se do outro. Credo.
Dito assim, até parece que nada podemos fazer em relação a isso. Pois, mas não é verdade.
Podemos SIM fazer MUITO em relação a isso. Basta querer.
Eis algumas ideias:
1. Longe da vista, longe da boca
2. Longe da televisão, longe da cadeira.
3. Casa de banho longe, carro longe, elevador longe, longo o número de passos por dia.
etc-
etc.
Não sei se reparou mas eu disse "basta querer".
Esse é outro buzilis. Ou aliás, esse é O buzilis. Pois quem é que não quer sentar-se e refastelar-se? Quem é que não quer COMEmorar, petiscar, provar, e às vezes provar várias vezes :) ? E fazer os dois ao mesmo tempo - quem é que já não comeu refastelado e esparremado? Só não se esparrema mais no cinema porque não dá, e porque se calhar engasgariamo-nos com as pipocas. Lá está, o duo infalível que apresenta a maior ameaça a este QUERER.
ENTÃO como se faz para querer? Há quem, ao menos, queira querer! O meu pai um dia disse-me que ía fazer hipnose para deixar de fumar. Eu que o conheço tão bem disse-lhe "mas o pai não quer deixar de fumar, o pai quer querer" E ele: "pois é, quero querer!" Ah, ok, então adeusinho 300€. Pois querer querer não chega, muito menos com esta técnica. É um princípio bom, mas é insuficiente.
Não se consegue comprar e não se consegue vender "desejo".
Ninguém consegue convencer ninguém a querer.
Temos de ser nós a criar essa vontade.
Sem ela, de nada servem as dicas, as ajudas, os conhecimentos, os livros de dieta, os sites, os técnicos experientes, os ginásios, nada.
Temos de ser nós a motivarmo-nos - e se quer querer, recomendo-lhe conversar com alguém que o ajude a QUERER, e não alguém que lhe mostre COMO fazer. Temos de primeiro QUERER, e depois é que vem o "como" da coisa.
Essa pessoa é que criará as condições dentro das quais você se vai motivar! EUREKA! Esse apoio é chave e é A chave.
Um qualquer decente Coach, por exemplo, é ideal! Pode contractar com um estalo de dedos um coach. Mas um discurso motivacional num vídeo de youtube, um sermão dum padre, uma conversa, um filme inspirador, um livro especial, uma amiga, uma inesperada entrevista na televisao, um professor, um terapeuta - qualquer situação de vida pode servir para encontrar essa motivação!!! Contudo, não fique à espera dessa sorte uma vida inteira :) Digo eu! Pergunte às suas amigas por uma boa referência para a ajudar a si.
As mudanças de vida acontecem a quem as quer, e não a quem (somente) precisa.
Abraços grandes,
Madalena
p.s. - este gato viu o peixe, QUER o peixe, e pimba lá foi ele atrás do que queria :)