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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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29
Abr08

Como escolher nos restaurantes refeições saudáveis :-)

Madalena Munõz

A.     Verduras/Hortícolas:

  1. Se o prato tem pelo menos 1/3 de verduras/hortaliças à boa escolha.
  2. Se o prato não tiver verduras à peça à parte as verduras à torna-se um boa escolha.
  3. Saladas – pedir o(s) molho(s) à parte 
  4. Se o prato não tiver pelo menos 1/3 de verduras e não puder pedir à parte – Escolha outro prato.
  5. Prato vegetariano à boa escolha geralmente.

·         Na mesma, cuidado com os molhos e confecção (evitar tartes, quiches, panados, empadas, etc.);

·         Vegetariano não significa saudável nem baixo em calorias ou gordura!

 

B.       Leguminosas (grão, feijão, lentilhas, ervilhas) à boa escolha.

- Servem como prato principal ou acompanhamento; boas nas sopas.

 

C.       Cereais – “Os acompanhamentos”

  1. Fazer pontaria para 25% do seu prato; se come pão antes/com o almoço, coma menos ao almoço deste grupo:
  2. Integrais à boa escolha
  3. Arroz simples, integral, mistura (só cozido em água) à boa escolha
  4. Arroz frito, arroz refogado – tipo xau xau, evitar
  5. Massas –  sem gordura adicionada (ou pouca), al dente, e à base de molho de tomate à boa escolha
  6. Batatas – com pele à boa escolha
  7. Pão – bom pão regional/saloio ou escuro à boa escolha

 

D.      Peixe, Marisco (moluscos e crustáceos), Aves, Carne e Ovos (porção = 1 baralho de cartas, ou 100g)

  1. Peixe (excepto frito) à melhor escolha.

                  a.  coma 3 a 4 x por semana

    b.  inclua peixe gordo (sardinhas, salmão, atum, carapaus, arenque, cavala)

  1. Marisco à boa escolha se for fresco e se a pessoa não tiver alergias.
  2. Aves – ingerir até 3 x por semana; retirar a pele.
  3. Ovos – não ingira mais que 5/semana, atenção à confecção.
  4. Carne vermelhas – reduza a frequência para 2 a 3 vezes por Mês.

   

 

 

 

Fritos, pratos com Muitas Natas, Margarina, Maionese, Óleo e Pratos com Muito Azeite – se tiver excesso de peso:

à Escolha outro prato :-) Boas refeições!

 

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