Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

04
Out11

Precisamos de leite?

Madalena Munõz

Cara Doutora Madalena,

 

Há já algum tempo que me debato com esta dúvida acerca da ingestão de leite. Em pequenos somos ensinados que é necessário beber 2 a 3 copos de leite diariamente. Recentemente, e na sequência de uma densitometria óssea, soube que estava com descalcificação acentuada em algumas zonas do corpo (não se tratando ainda de uma osteoporose). O médico insistiu que eu precisava de consumir produtos lácteos, em particular, o leite. Mas convivo diariamente com pessoas aparentemente saudáveis e com regimes alimentares vegetarianos que não consomem leite e ainda me dizem que os seus médicos as aconselharam a deixar de beber leite pela quantidade de gordura do mesmo.

 

Perante esta dúvida, e porque tenho feito o sacrifício de tomar leite sem ser uma grande apreciadora, achei que seria melhor ouvir a opinião de uma nutricionista. Peço-lhe então que, se possível, me esclareça:

  • É ou não necessário beber leite e seus derivados na idade adulta?
  • Pode o leite e seus derivados ser substituído por outras fontes de cálcio?
  • Deve mesmo substituir-se o leite na alimentação, dada a sua gordura de origem animal?

Agradeço-lhe, desde já, por toda a atenção que disponibilizou com o meu e-mail.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Joana.

 

 

 

RESPOSTA:

 

Cara Joana,

 

De facto, não é preciso beber leite! Se gostar dos derivados, em termos de cálcio ficará bem aviada. Os derivados poderão, tal como o leite, ter pouca ou muita gordura, é uma questão de escolha já que existe uma panóplia de produtos lácteos. Se não quiser ingerir nenhuns derivados do leite, pode obter cálcio em versões vegetais, tais como:

Verduras (Couve galega, Couve chinesa, Nabiças, Brócolos, Salsa)

Figos secos

Amêndoas

Tofu

Cereais pequeno almoço fortificados

Bebida de soja fortificada e iogurtes

 

Deve evitar tomar café com fontes ricas de cálcio, já que este inibe a sua correcta absorção. E evitar o consumo de muita carne vermelha, já que perdemos cálcio do nosso organismo para contrabalançar a acidez que tanta proteína animal (especialmente Vaca) induz. E deve ainda subir e descer escadas para ter impacto moderado apropriado para os ossos. E deve ainda apanhar 20 minutos de sol (por ex nas pernas e braços) todos os dias para garantir suficiente vitamina D, ou então tomar suplementos desta vitamina, pois esta ajuda a boa saúde óssea e trabalha em conjunto com o cálcio (aliás é imprescindível).

Se reparar, o Homem hoje em dia já não se mexe muito, já não trabalha de “sol a sol” ao ar livre, e isto é maléfico para os ossos.

Portanto não é preciso leite, nunca foi, nunca será, é preciso SIM uma boa calcificação dos ossos, através dum estilo de vida melhorado. A beber leite, se não tiver contra indicações, beba de origem biológica e pouco.

 

Espero ter elucidado.

 

 

Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Mais sobre mim

foto do autor

Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Pesquisar

Bem vindos!

Bem vindos ao maravilhoso mundo do coaching!
Coaching é acção acompanhada para rápidos resultados.


Questões sobre Life Coaching e marcação de sessões? Aqui

Arquivo

  1. 2015
  2. J
  3. F
  4. M
  5. A
  6. M
  7. J
  8. J
  9. A
  10. S
  11. O
  12. N
  13. D
  14. 2014
  15. J
  16. F
  17. M
  18. A
  19. M
  20. J
  21. J
  22. A
  23. S
  24. O
  25. N
  26. D
  27. 2013
  28. J
  29. F
  30. M
  31. A
  32. M
  33. J
  34. J
  35. A
  36. S
  37. O
  38. N
  39. D
  40. 2012
  41. J
  42. F
  43. M
  44. A
  45. M
  46. J
  47. J
  48. A
  49. S
  50. O
  51. N
  52. D
  53. 2011
  54. J
  55. F
  56. M
  57. A
  58. M
  59. J
  60. J
  61. A
  62. S
  63. O
  64. N
  65. D
  66. 2010
  67. J
  68. F
  69. M
  70. A
  71. M
  72. J
  73. J
  74. A
  75. S
  76. O
  77. N
  78. D
  79. 2009
  80. J
  81. F
  82. M
  83. A
  84. M
  85. J
  86. J
  87. A
  88. S
  89. O
  90. N
  91. D
  92. 2008
  93. J
  94. F
  95. M
  96. A
  97. M
  98. J
  99. J
  100. A
  101. S
  102. O
  103. N
  104. D
  105. 2007
  106. J
  107. F
  108. M
  109. A
  110. M
  111. J
  112. J
  113. A
  114. S
  115. O
  116. N
  117. D