Precisamos de leite?
Cara Doutora Madalena,
Há já algum tempo que me debato com esta dúvida acerca da ingestão de leite. Em pequenos somos ensinados que é necessário beber 2 a 3 copos de leite diariamente. Recentemente, e na sequência de uma densitometria óssea, soube que estava com descalcificação acentuada em algumas zonas do corpo (não se tratando ainda de uma osteoporose). O médico insistiu que eu precisava de consumir produtos lácteos, em particular, o leite. Mas convivo diariamente com pessoas aparentemente saudáveis e com regimes alimentares vegetarianos que não consomem leite e ainda me dizem que os seus médicos as aconselharam a deixar de beber leite pela quantidade de gordura do mesmo.
Perante esta dúvida, e porque tenho feito o sacrifício de tomar leite sem ser uma grande apreciadora, achei que seria melhor ouvir a opinião de uma nutricionista. Peço-lhe então que, se possível, me esclareça:
- É ou não necessário beber leite e seus derivados na idade adulta?
- Pode o leite e seus derivados ser substituído por outras fontes de cálcio?
- Deve mesmo substituir-se o leite na alimentação, dada a sua gordura de origem animal?
Agradeço-lhe, desde já, por toda a atenção que disponibilizou com o meu e-mail.
Com os melhores cumprimentos,
Joana.
RESPOSTA:
Cara Joana,
De facto, não é preciso beber leite! Se gostar dos derivados, em termos de cálcio ficará bem aviada. Os derivados poderão, tal como o leite, ter pouca ou muita gordura, é uma questão de escolha já que existe uma panóplia de produtos lácteos. Se não quiser ingerir nenhuns derivados do leite, pode obter cálcio em versões vegetais, tais como:
Verduras (Couve galega, Couve chinesa, Nabiças, Brócolos, Salsa)
Figos secos
Amêndoas
Tofu
Cereais pequeno almoço fortificados
Bebida de soja fortificada e iogurtes
Deve evitar tomar café com fontes ricas de cálcio, já que este inibe a sua correcta absorção. E evitar o consumo de muita carne vermelha, já que perdemos cálcio do nosso organismo para contrabalançar a acidez que tanta proteína animal (especialmente Vaca) induz. E deve ainda subir e descer escadas para ter impacto moderado apropriado para os ossos. E deve ainda apanhar 20 minutos de sol (por ex nas pernas e braços) todos os dias para garantir suficiente vitamina D, ou então tomar suplementos desta vitamina, pois esta ajuda a boa saúde óssea e trabalha em conjunto com o cálcio (aliás é imprescindível).
Se reparar, o Homem hoje em dia já não se mexe muito, já não trabalha de “sol a sol” ao ar livre, e isto é maléfico para os ossos.
Portanto não é preciso leite, nunca foi, nunca será, é preciso SIM uma boa calcificação dos ossos, através dum estilo de vida melhorado. A beber leite, se não tiver contra indicações, beba de origem biológica e pouco.
Espero ter elucidado.