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Coaching para Controlo de Peso

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04
Jul12

Emagrecer - mais dicas

Madalena Munõz

Boa noite, tenho muita dificuldade em perder peso de alguns anos para cá engordei 19 kg. Gostaria de ter ajuda pois controlo o dia todo mas chego a casa e deixo de pensar. Sou sedentária, tenho 44 anos, e peso 88 kg.

Vera S.

 

 

RESPOSTA:

 

Obrigada, Vera, pelo seu contacto.

 

Para emagrecer é importante comer menos e melhor – mas o suficiente, para evitar o sentimento de dieta e promover um sentimento positivo
aliado à comida. Queremos PAZ com a comida, e não uma relação de amor-ódio, onde está patente um qualquer ciclo de dieta, diário no seu caso...

 

Comece por exemplo a reduzir para metade as comidas que pressente a possam estar a engordar, tal como bolachinhas, molhos, salgados,
chocolate, batata frita, restos dos filhos, excesso de pão, etc. É bom não ter estas coisas em casa, e caso cheguemos a casa cheios de fome, é por exemplo uma boa ideia comer logo uma boa sopa! Já agora, tipicamente quem “deixa de pensar”, como nos conta, é quem está faminta (fome fisiológica devido à privação durante o dia) ou “faminta” (fome psicológica, aliada por exemplo ao descomprimir ou ao stress das tarefas caseiras).

 

É importante também beber água suficiente – certifique-se que bebe 1 litro de água normal + 1 litro de chá/infusões sem açúcar por dia, aos
poucos e poucos (isto é igual a 8 copos ou canecas de 250 ml cada). Se custar beber tudo isto, comece por aumentar gradualmente até chegar aos 2 litros por dia. Para muitas pessoas isto é fácil porque ao beberem mais eliminam mais, e por isso ficam com mais sede.

 

Atente também às suas emoções, já que muitos de nós comem quando se sentem por exemplo nervosos, e também é típico petiscar-se à noite, a ver
televisão sentados no sofá. Aprenda a cortar com estes cenários previsíveis e “engordativos”!

 

É também muito importante mexer-se mais; levantar-se e caminhar durante o dia várias vezes, por exemplo ir tomar café depois do almoço noutro
local mais longe, subir pelas escadas, e todas as maneiras espontâneas que possa pensar para gastar energia e calorias nas actividades do dia a dia.
Coloque música e dance! Quando estiver nas arrumações ou limpezas, aproveite e faça abdominais, e outros exercícios que consiga e saiba fazer em segurança. Saia na paragem antes do seu destino, vá a pé para todo o lado, espere em pé (tudo isto conta). E se ainda der, faça exercício físico por exemplo num ginásio ou com uma amiga num parque, em dias e horas certas. Fazer actividade física – seja espontânea seja organizada - baixa a nossa ansiedade, o que ajuda na questão das emoções a que me referi em cima.

 

Proponho ainda que me encomende o seu plano alimentar personalizado - por email! Terá apoio a nível da sua alimentação para poder perder cerca de 2-4 kg por mês. Conte com o meu apoio!

 

Madalena Muñoz

 

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