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Coaching para Controlo de Peso

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05
Dez11

Estaca Zero alimentar: Ano Novo, Dieta Nova

Madalena Munõz

 

Depois de tanta informação e contra informação, dieta, e quebras de dieta, muitas pessoas já não sabem o que comer. Sendo assim proponho fazer-se uma Estaca Zero Alimentar!

Não podendo dar orientações personalizadas a toda a gente que me procura via este consultório, porque é em consulta que me dedico aos casos individuais detalhadamente, escolhi algumas orientações que penso que ajudarão a alimentação de quase todos os leitores.

Uma boa ideia para o Ano Novo que não tarda, já que somos tantos a tentar progredir mais conscientemente nesta época de "promessas" :)!

 

1) reduza ao máximo (e deite fora!) os alimentos com açúcar adicionado:

- cereais de pequeno almoço,

- refrigerantes,

- bolos, biscoitos e bolachas,

- gelados,

- iogurtes arraçados de sobremesas

- marmeladas/compotas,

- achocolatados em pó,

- barras de cereais,

- rebuçados e gomas

- chocolates e bombons

- açúcar de açúcareiro

entre outros mil alimentos que poderá ter na sua gaveta, congelador, despensa ou frigorífico; opte por comer doçaria apenas em dias de festa!

 

2) coma 3-5 peças de fruta por dia, bem lavadas e biológicas de preferência; a fruta já tem imenso açúcar, natural!

 

3) coma uma abundância de legumes, bem lavados e biológicos de preferência:

- saladas coloridas e variadas

- legumes ao vapor/cozidos,

- sopas

- em snacks (roer uma cenoura)

- em pratos misturados - empadão com espinafres, lasanhas com multi-vegetais, etc.

- em sumos também

 

 

4) beba apenas água, chás ou infusões sem açúcar (mínimo 1 litro por dia!!)

 

5) coma para saborear e não para "enfardar" (à falta dum termo mais delicado)

 

6) coma mais peixe do que carne, e de preferência de mar versus viveiro;

 

7) inclua semanalmente grão, feijão, lentilhas, fontes de soja, fava, tremoço...

 

8) exclua o saleiro, procure alimentos com baixo sódio (nos rótulos das embalagens: escolha alimentos com < 0,5 mg de sódio por cada 100 g)

 

9) leia os rótulos e recuse ingerir tudo que contenha gorduras trans: "gordura vegetal hidrogenada", encontrada um pouco por todo o lado: 

- nas batatas fritas de pacote,

- congelados,

- comida pronta do Pingo Doce,

- bolachas/biscoitos com aspecto caseiro por vezes,

- capuccino da Nestlé,

- caldos Knorr,

entre MILHARES de outros casos!

Esta gordura baixa o chamado "bom colesterol" (HDL) e aumenta "o mau" (LDL), por isso é uma gordura alimentar assassina inventada pela indústria alimentar porque dá muito jeito na estabilidade e duração dos alimentos, contudo já se sabe há muito tempo que é péssima para a saúde e nos EUA já é obrigatória a sua divulgação nos rótulos! ELIMINE-A da sua alimentação totalmente!

 

10) opte pelos métodos culinários baseados em água e vapor e aprenda a saborear os alimentos mais naturais e menos "apaladadíssississimos" (ou seja, a maioria da confecções são boas, evite apenas os fritos, as molhengas e muito sal nas saladas e outros pratos, tais como os assados);

 

 

Experimente esta Estaca Zero alimentar pelo menos duas vezes ao ano para ir adquirindo melhores hábitos alimentares: em Janeiro e na data do seu aniversário (se este for em Janeiro, aproveite o início duma nova Estação - por exemplo a Primavera!)

 

Bora lá comer com mais cabeça para aproveitar a vida ao máximo - i.e., gozando de boa saúde!

 

Madalena Muñoz

www.madalenamunoz.com

 

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