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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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04
Nov11

Ganhar peso

Madalena Munõz

É comum eu receber pedidos de ajuda como este:

"ola bom dia dra madalena ao contrario de muita gente que pensa em emagrecer, pois eu nao, eu quero é engordar e nao consigo :( toda gente diz que sou magrinha etc eu estou muito bem assim é verdade mas uns quilinhos a mais era muito bom, o que me recomenda?"

 

Não é assunto que já não tenha abordado antes (basta procurar por "engordar" nos campos de pesquisa, aqui no blog), mas vou dar mais umas achegas.

 

Quem pretende ganhar peso deve apostar nos alimentos mais ricos no nutriente mais caloricamente denso: a gordura. A gordura tem 9 kcal por grama, mais do dobro da proteína e hidratos de carbono, cada um com 4 kcal por grama. A água tem zero calorias, e por isso deve evitar alimentos muito ricos em água ou confeccionados com muita água para que não fique com o estômago cheio e com poucas calorias ("o truque" oposto para quem quer perder algum peso...). Claro que é sempre importante manter uma hidratação adequada!

Dito isto, a dieta não deve ser baseada em gorduras de má qualidade nem em frituras!

Sendo assim, recomendo que aposte

- no peixe gordo e meio gordo (salmão, atum em azeite ou água, sardinhas, carapaus, truta, dourada, cavala, arenque, sável, sarda, enguia, espadarte, peixe-espada, goraz, robalo, cherne, redfish, chicharro, safio, solha);

- no uso generoso do AZEITE para temperar e cozinhar (já que cada colher de sopa de azeite tem 100-120 calorias, aproveite este muito saudável alimento e que quase nada enche, para aumentar o aporte calórico da sua dieta sem ficar empanturrado),

- nas oleaginosas e sementes (os frutos gordos tais como as NOZES, AMENDOAS, PINHÕES etc., e as sementes tais como de GIRASSOL e LINHAÇA são alimentos muito saudáveis, ricos em gorduras protectoras do coração e ricas em antioxidantes, práticas e também não enchem muito, podendo recorrer com frequência; para quem goste, há pastas/manteigas à base destes alimentos, tal como pasta de amêndoa ou manteiga de amendoim - compre nas lojas de produtos naturais, pois nos supermercados as marcas existentes são falseadas com gorduras más e açúcares);

- em beber sumos de fruta natural e batidos de fruta com aveia, linhaça, proteína em pó (seja de soja seja do soro do leite de vaca), manteiga de amendoim... enfim, ao gosto de cada um; beber as calorias é uma maneira eficaz de ganhar peso (e o mesmo relembro para quem quer perder peso...), já que facilmente ingere muitas calorias num trago só (relembro que por exemplo um sumo de laranja facilmente inclui 3 laranjas, ao passo que se as tivesse de comer, muito provavelmente não o faria por ser comida a mais...), poupando-se ao mecanismo de mastigar, pois o organismo digere e absorve mais rapidamente a comida já triturada/liquidificada versus aquela que vem no estado sólido e que requer mais digestão e mais tempo para ficar saciado...

- no chocolate negro - muitas calorias derivadas da gordura e do açúcar, e se for um chocolate de boa qualidade e com elevada pecentagem de cacau, rico em antioxidantes importantes.

- e ainda pode apostar em algumas sobremesas, tal como arroz doce, leite de creme, aletria, molotof, musse de manga, gelado... mas para uso moderado.

 

Quanto ao corpo em si: a dieta apenas não basta, para ganhar peso de forma bonita e equilibrada precisa de fazer exercício de resistência e carga (pesos/halteres, máquinas de musculação), e também aeróbico (jogging, remo, etc.), pois a ideia é ganhar peso em massa muscular e não apenas em tecido adiposo.

 

Estas são apenas algumas ideias, mas para personalizar a sua dieta, consulte um nutricionista para melhor adequar os nutrientes e as porções ao seu peso actual e peso pretendido, altura, nível de exercício físico, horários, gostos, intolerâncias, etc., já que muitas vezes quem quer ganhar peso pára de se exercitar com medo de perder mais peso, e isso não deve nem tem de ser assim!

 

Bom apetite!

 

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