"Preciso urgentemente de emagrecer..."
Esta é uma expressão comum nos pedidos de ajuda que me fazem quase diariamente, virtual ou pessoalmente.
Bom, o emagrecimento e a correcta gestão do peso (manutenção) é uma questão muito complexa, que deve ser analisada com profundidade e de caso a caso, pois se fosse simples e fácil, ninguém padeceria de excesso de peso e à primeira tentativa (ou vá lá, à terceira!) tudo teria ficado resolvido. Há que ter em mente esta etapa de análise e preparação personalizada.
E é aqui que começa mais uma "dieta"... mais uma tentativa, lograda a seu tempo... Pois que salta-se uma etapa crucial e o falhanço é inevitável.
Não podemos ter uma boa sopa se não a deixarmos cozinhar primeiro - o tempo que for necessário... não há como saltar esta etapa e ter um final feliz: o tempo necessário para a adequada preparação é, repito, crucial - seja para uma sopa boa, seja para a gestão do peso com maior sucesso!
Se salta esta etapa, o mais certo é não gostar do produto final, é como comprar uma sopa já feita, de pacote, em pó, congelada, ou fresca, e abilita-se ao paladar, escolha de ingredientes e modo de temperar e confeccionar do fabricante ou cozinheiro: depois não se queixe que tem batata a mais ou está cheia de óleos e sal! O mesmo se passa com as 1001 dietas no mercado!!!
Ou seja, quer ter um resultado positivo sem ter de trabalhar para o obter? Isso não existe... lamento informar. Não há como saltar etapas e obter um bom resultado, em nada na vida.
Temos de percorrer o caminho (que é na maioria das vezes necessariamente lento!!), trabalhar (pensar e repensar, preparar a estratégia, meter acção, saber lidar com as falhas, superar...), sentir (sentir-se bem, na maioria do tempo), e saber esperar!
E por isso a palavra "urgentemente" aliada à perda de peso é preditora de insucesso e "dieta iô-iô"; há que, portanto, mudar a atitude com que encara este projecto de vida: "não fazer dieta" (já que esta atitude pressupõe parar de fazê-la), e mudar os estilos de vida (onde se inclui a alimentação cuidada, a actividade física prazerosa e os carregamentos espirituais, harmonizando corpo, mente e alma), pois que a gestão do peso é algo que apenas se faz bem se o fizer uma vida inteira... lamento informar!
Quando alcançar um patamar onde já não sinta que "é urgente emagrecer" mas sim "é urgente cuidar bem de mim todos os dias da minha vida", então aí sim, estará no bom caminho para uma boa gestão do peso e para uma boa saúde (física e mental).
Se depois quiser personalizar a sua dieta, pode encomendar uma ferramenta muito útil: um plano alimentar. Posso ajudar com o serviço de planos alimentares por email ou em consulta.
Um abraço,
Madalena Muñoz