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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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24
Dez07

Ler Antes de Fazer Promessas de Ano Novo: Que peso?

Madalena Munõz
Muitas pessoas desejariam ter hoje o peso de há 10, 15 ou 20 anos atrás, peso esse que, sendo bastante inferior ao de hoje, até chegaram a considerar excessivo. Só que hoje mordem-se e chicoteiam-se por o não terem mantido mas perdido, só para mais tarde o encontrarem, e muitas vezes acompanhado... Iniciaram assim uma inimaginável, e por vezes alucinante, viagem pela "feira popular" onde é residente a famosa "montanha russa do peso"!
 
No meu mais recente artigo para a revista do Holmes Place, a "The Place", falei sobre o emagrecimento - esse grande, desejado, odiado, e complexo tema. Há quem faça enorme fortunas à custa dele, mas eu como aposto na educação, uma pessoa de cada vez, e para isso é preciso muito tempo e explicação, tenho fortunas mas é de esperança! Pela milésima vez expliquei a importância do prazer e do bem estar que devem estar presentes nas escolhas alimentares e nas escolhas da/s modalidade/s de exercício físico que fazemos diariamente. Poucos parecem entender e ainda menos o fazem, e como aqui "não posso fazer um boneco"... Vou continuando as minhas tentativas de esclarecimento sobre o assunto e encorajamento. Pois que o facto é que estamos a ficar cada vez mais gordos -- há que mudar qualquer coisa! Não?!?
 
 
Emagrecer pode ser um bom caminho mas para a maioria das pessoas (e isso inclui-a/o a si) a questão principal
que está em primeiro lugar;
primordial;
o mais importante;
essencial;
fundamental;
é conseguir manter
 
v. refl.,
conservar-se;
aguentar-se;
resistir com êxito.
o peso actual!
 
 
Se não sabe manter, para quê emagrecer? (Não estou a perguntar "porquê" emagrecer...)
 
Se pensar no historial do seu peso verá que este é um ponto que pode ser muito válido e bom para reflectir, antes de fazer promessas de Ano Novo que não pode cumprir...  Enquanto pensa e reflecte:
- não faça dietas (que sei que não gosta)
- faça exercício físico moderado 5 a 7 vezes por semana (caminhadas de 30 minutos por exemplo, ou o que gostar),
coma fruta e verduras todos os dias (as que gostar)
- coma mais cereais integrais que refinados (os que gostar: se não gosta, aprenda a gostar!)
- tome sempre o pequeno almoço (o que gostar e também o que for saudável)
- e sorria (se gostar...)

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