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Coaching para Controlo de Peso

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02
Ago11

tratamento da obesidade

Madalena Munõz

Boa tarde,
Tenho 29 anos de idade, 1,66cm de altura e peso 120 kg. Conforme podem verificar, sou obesa. Sempre fui bastante forte, sendo que por vezes emagreço através de tratamentos farmacos, voltando a engordar após o seu término. Associado à obesidade, sofro de diabetes, hipotiroidismo, hipertensão e má circulação e por norma tenho menstruação de 4 em 4 meses.
Já experimentei vários tratamentos, com uns não obtive qualquer resultado, com outros obtive até deixar de tomar os medicamentos.
Tendo em atenção este resumo da minha história clinica, será que me podem indicar alguma solução para emagrecer?
Para além de querer emagrecer porque tal é benéfico para a minha saúde, também necessito de o fazer porque queria engravidar.

Atentamente,
Lucinda
(AGRADEÇO QUE NÃO REVELE O MEU NOME OU EMAIL NO BLOG)

 

Resposta:

 

Cara Lucinda,

 

Bom dia!

Obrigada pelo seu contacto.

Mesmo que eu coloque no blog ou outro local os casos pessoais, estes são sempre colocados de modo confidencial; os casos são mencionados para eu poder ajudar outras pessoas em situações semelhantes.

 

Ora bem, quanto a si…

Entendo a sua frustração perfeitamente. De facto são imensas as pessoas que me contactam com os mesmos dilemas, e que me pedem semelhantes dicas ou informações…

Ora, sobre as questões da obesidade em si, sugiro então que comece por explorar aqui o blog e me siga pelo facebook, onde tem bastantes informações sobre controlo de peso/emagrecimento, alimentação saudável e fome emocional (este último tema é bastante comum, e por isso arrisco mencioná-lo mesmo sem a conhecer); por exemplo, experimente fazer uma pesquisa aqui no blog com a palavra-chave “fome emocional”, "alimentação saudável" e depois “emagrecimento”. Leia e siga as indicações neles listadas. Se isto não for suficiente para obter os seus objectivos, sugiro meter acção e investir em si, e obter o seu plano alimentar personalizado e ir a uma consulta de nutrição com um nutricionista preparado para as suas questões e também (eventualmente) as de “mau” relacionamento com a comida. Não basta ter um plano alimentar; tem de saber lidar com a comida despreocupadamente, fazer PAZ, e “não comer o stress” ou a ansiedade ou a culpa ou a vergonha ou os medos... ou tudo junto.

Temos de aprender a lidar com estes sentimentos mas sem comida! (Repito: este é um tema tão comum que arrisco mencioná-lo mesmo sem conhecer o seu historial).

 

Para estes dois serviços, posso tentar ajudar presencialmente ou à distância, por email/chat se quiser - os serviços à distância são os Planos Alimentares por email e as Consultas de Nutrição 100% Online – e se quiser mais informação, basta enviar-me um email especificando o/s tipo/s de ajuda que pretende. Sobre as marcações presenciais: tem aqui na homepage essas indicações.

 

Por fim quero informar, que quando baixar o seu peso, terá enormes benefícios de saúde no que toca ao controlo da glicémia (diabetes) e tensão arterial (hipertensão), por isso poderá reduzir a medicação que eventualmente possa estar a tomar ou mesmo eliminá-la na totalidade. Um plano alimentar personalizado cuidará destas duas patologias. Desde já comece a comer mais peixe do que carne, mais hortícolas do que arroz/massa/batata, e mais fruta do que guloseimas; se é pessoa para gostar mais de comida de garfo e faca/salgados, reduza as quantidades em 25% no seu prato (faça saldos!! :)) Se puder caminhar, inicie uma rotina diária de 15 minutos ou mais, se conseguir.

 

Até breve, e um resto dum óptimo dia!

Melhores cumprimentos,

 

Madalena Muñoz

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