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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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27
Mai11

Dicas emagrecimento para adolescente

Madalena Munõz

Boa tarde Dra, gostaria que, uma vez que não me sinto bem com o corpo que tenho me ajudasse!

É o seguinte, tenho 19 anos, peso 59 kg e meço 1,58m, gostaria de pesar 53, que era o "peso ideal" e o que tinha há cerca de 2 anos! Como me pode ajudar? Obrigada.

 

RESPOSTA:

 

Boa tarde, Sofia

 

Antes de mais, gostaria de agradecer o seu contacto. É importante colocar estas questões para que possa perceber se o seu estado nutricional é o adequado e poder modificar alguns hábitos quotidianos para melhorá-lo, se for o caso.

Para começar, o seu Índice de Massa Corporal (IMC) é 23,6 kg/mlogo está numa condição de normoponderalidade, isto é, o seu peso é adequado para a sua altura. Como este índice é calculado para a população geral, o peso que a pessoa acha correcto para si mesma pode variar muito, pois todos somos diferentes. 

 

É essencial perceber quando é que começou a aumentar de peso para poder procurar quais as razões que contribuíram para tal. Depois de perceber essas razões, será mais fácil modificar alguns hábitos e integrar outros elementos preciosos no seu dia-a-dia. Por exemplo, avalie o seu consumo alimentar e tente perceber se realiza várias refeições durante o dia, nunca esquecendo o pequeno-almoço e os lanches no intervalo das refeições, se consome os alimentos que necessita, essencialmente os alimentos lácteos e equivalentes (2 a 3 vezes por dia, escolhendo sempre os que possuem um menor teor de gordura e açúcar - verificar e comparar rótulos para descobrir quais as melhores escolhas a realizar), a fruta e hortícolas e os cereais e equivalentes, sendo que estes últimos não devem ser retirados por completo da dieta alimentar, ao contrário do que muitas vezes é anunciado.

 

Alguns conselhos mais gerais que lhe posso fornecer são os seguintes:

  • Inicie o seu dia com um bom pequeno-almoço, composto por pão ou equivalentes (de preferência integral ou de sementes devido ao seu maior conteúdo em fibra), um alimento lácteo (leite ou iogurte líquido ou sólido, de preferência com baixo teor em gordura e açúcar) e uma peça de fruta;
  • Não passe mais do que 3 horas sem comer, pois reduz a sensação de fome nas refeições principais e aumenta o seu metabolismo. As refeições intermédias deverão ser compostas por fruta e/ou uma fonte de cereais (pão de mistura ou integral ou tostas integrais e/ou um alimento lácteo (copo de leite, iogurte líquido ou sólido, de preferência com baixo teor em gordura e açúcar);
  • Comece o seu almoço e jantar com uma sopa (escolha hortícolas variados e tente incluir somente uma batata pequena);
  • O seu prato principal deverá ser composto da seguinte forma: ½ do prato por salada ou hortícolas diversos, sem adição de molhos, ¼ por carne, peixe ou ovos e ¼ por massa, arroz ou batata. Deverá variar os alimentos que consome, tentando incluir no seu plano alimentar todo o tipo de alimentos;
  • Comer 3-5 peças de fruta por dia;
  • Procure ler bem os rótulos alimentares e realizar as melhores escolhas para a sua Saúde.

Esperamos ter ajudado,

 

Madalena Muñoz

com colaboração de Jenifer Duarte (estagiária e aluna de nutrição)

 

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