Peço desculpa pela minha ousadia de estar a incomoda-la, mas necessitava de uma orientação.
Sou casada mãe de dois filhos.
Neste caso gostaria de falar sobre o meu filho mais novo.
Faz este mês 12 anos, felizmente é uma criança saudável, mas neste momento estou a ficar preocupada com a estrutura física dele e com o excesso de peso.
Neste caso o meu filho mede a volte de 1,68, mas pesa 75 Kgs. Tem uma estrutura larga como o pai. Tem uma barriguinha e uns pneuzinhos [como o pai].
Õ meu problema é que já abordamos o tema e ele tem vontade de emagrecer, mas por outro lado cai na tentação.
Em casa tento fazer as refeições mais ou menos saudáveis, apenas bebe coca-cola light, não compro mais sumos, não compro bolachas de chocolate apenas de agua e sal. Não sei muito bem o que lhe posso tirar. E também ele pratica desporto, futebol 3 vezes por semana.
A idade é um pouco complicada, tenho de ter alguns cuidados para não ficar magoado.
Tenho esperança que nesta idade ele vá crescer mais e aí não engorde.
A minha pergunta, acha que o devo levar a um nutricionista, uma vez que sou do norte, ou aguardo mais algum tempo para ver a evolução do peso e estrutura.
O que poderei fazer para tentar melhorar o peso dele.
Por favor dê-me uma orientação.
Muito obrigada e mais uma vez desculpe.
Desculpe não sei se já lhe respondi.
Acho que ir a uma consulta é sempre positivo, aprende-se sempre dicas e truques vantajosos.
Assim por alto é difícil aconselhar, muito pouco sei da dieta dele, só vendo com detalhe poderia sugerir qualquer coisa de útil.
Mas o óbvio tem de se dizer: retirar gorduras e açúcares adicionados (tal como cereais de pequeno almoço cheios de açúcar, guloseimas, iogurtes super adocicados, batatas fritas, salgados, todas as bolachas sem excepção, 1000 etcs.), comer devagar sem repetir visto que maioritariamente é "gula", beber líquidos sem calorias (água é a melhor bebida), comer 50% do prato do almoço e jantar com legumes variados - além da sopa, comer mais peixe que aves, e mais aves que carnes vermelhas, comer leguminosas (feijão e grão etc.) por vezes com por vezes em vez da carne (arroz com feijão por exemplo, mais uma grande salada), evitar queijos amarelos (preferir queijo fresco meio gordo), adicionar apenas 2 a 3 colheres de sopa de azeite por DIA ao prato/à refeição que não esteja já condimentado/a com esta ou outra gordura, comer 3-4 frutas variadas por dia (incluindo citrinos) trincando a fruta (ou seja, evitar sumos de fruta).... etc., etc.
Seria bom todas as noites pai e filho, e porque não mãe e irmão, irem dar um passeio de meia hora ou mais depois do jantar, em vez de ficarem na televisão ou computador ou outra actividade sedentária... (isto além do futebol 3x sem, claro).
Espero ter ajudado,
Madalena Muñoz