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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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15
Fev10

Metabolismo, Calorias e Estilos de vida

Madalena Munõz

Cara Dra Madalena,
O meu nome é Teresa, tenho 1,54 metros e peso 41kg.
Gostaria de saber qual a relação entre o nosso metabolismo e as calorias que ingerimos. Parece-me que, por vezes, apesar de ter uma alimentaçao equilibrada e não cometer execessos nenhuns, que também sabem bem de vez em quando, o meu peso aumenta mesmo que coma pouco. Porque razao isto acontece? Sera que nunca poderei comer algum mais calórico e manter o meu peso ? 
Agradeço a sua resposta.
 
Cumprimentos, 

Teresa

 

Olá Teresa

 

Sabe, a questão é que não podemos considerar apenas as calorias que ingerimos; temos de considerar as que (não) gastamos.

Temos de modificar a nossa estrutura de vida e o nosso "estilo" de vida para gastarmos mais calorias, para que depoi o tal doce de vez em quando não tenha um grande impacto na nossa gestão do peso. Por estilo de vida quero dizer: estilo parado, estilo mexido, estilo pachorrento, estilo activo, estilo gastador de sola, estilo gastador de escadas ou poupador de ambos... há muitos estilos de vida, e hoje em dia optamos muito pelo estilo sedentário. Isto para ALÉM do exercício físico organizado e planeado que também é importante considerar, apesar de não ser o que mais pesa no gasto calórico, tal como treinos de esgrima às 2ª e 4ª, aulas de karate às 3ª e 5ªas, o ping pong aos domingos e outros muito comuns :) desportos ou actividades físicas que façamos sozinhos ou em grupo.

 

O nosso metabolismo vai abrandando com a idade, por isso precisamos de cada vez menos calorias com o passar das décadas.

Basta um decréscimo de 50 a 100 calorias por dia para conseguir equilibrar as contas; se não o fizer, armazenará essas calorias, que no final dum ano podem representar aqueles quilinhos difíceis de "queimar". Não precisa de contar calorias para conseguir isto, basta ter alguma noção calórica (há tabelas, veja aqui no blog um link), e se calhar não comer mais 1 bolacha, não repetir tanto ou não repetir de todo, comer menos uma garfada e colherada e por aí a fora. :)

 

Espero ter ajudado,

Madalena Muñoz

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