Gordura Hidrogenada e "Bolachas Esferovite"
From: Vanda
To: nutricionista@madalenamunoz.com
Sent: Tuesday, June 30, 2009 11:21 AM
Subject: Informação - Alimentos Saudáveis
Bom Dia, Dra. Madalena.
Gostaria de colocar-lhe as seguintes questões relativamente a dois tipos de alimentos:
1ª - Os frutos secos ao serem tostados “adquirem” como constituintes as gorduras hidrogenadas?
2ª - As designadas “bolachas” ou gallettes de milho e arroz (de aspecto semelhante ao “esferovite”) são uma opção saudável para incluir na alimentação?
Obrigada.
Cumprimentos
Vanda
RESPOSTA:
----- Original Message -----
From: Madalena Muñoz - Nutricionista
To: Vanda
Sent: Wednesday, July 01, 2009 10:42 AM
Subject: Re: Informação - Alimentos Saudáveis
Bom dia Vanda!
1ª - Os frutos secos ao serem tostados “adquirem” como constituintes as gorduras hidrogenadas?
Não, as gorduras não se alteram para "trans" com o tostar; a hidrogenação é um processo industrial em que hidrogénios são adicionados aos ácidos gordos polinsaturados de modo a que ficam saturados, alterando as ligações químicas destas gorduras de "cis" para "trans"e tornando-as pastosas/sólidas, quando originalmente eram líquidas (óleos) à temperatura ambiente, tornado-os mais fáceis de utilizar pela indústria alimentar: melhorante de textura, sabor e longevidade dos produtos processados onde é utilizada. Só que esta gordura vegetal hidrogenada é péssima para a saúde tendo o duplo efeito nefasto de
1) aumentar o LDL (mau colesterol) -- contribuindo para doenças cardiovasculares (tal como as gorduras saturadas)
2) e baixar o HDL (bom colesterol) -- algo que as gorduras saturadas não fazem,
entre outros efeitos no sistema imunitário (desenvolvimento de inflamação).
Um sumário sobre as gorduras trans: http://www.hsph.harvard.edu/nutritionsource/nutrition-news/transfats/
As amêndoas etc. tostadas ficam apenas mais secas, desde que não as estorrique/queime não acontecerá nada de mau à sua gordura; bom apetite!
2ª - As designadas “bolachas” ou gallettes de milho e arroz (de aspecto semelhante ao “esferovite”) são uma opção saudável para incluir na alimentação?
Comida com o nome de esferovite nunca é um bom pronúncio :). Quando se fala em hidratos de carbono pouco ou nada processados como dica saudável, isto é dos exemplos mais opostos!
Estes esferovites de arroz não acrescentam senão amidos de absorção rápida para o seu sistema, que de certo poucas vezes precisaria de tal injecção energética. Os rice cakes são feitos de arroz branco tufado e dependendo do sabor, com ou sem sal/açúcar/gordura adicionada. Não tendo praticamente interesse nutricional algum e sendo um alimento de elevado índice glicémico, considero-o uma opção pouco saudável para incluir na alimentação. Nos EUA (antes de terminar o curso de nutrição) eu comia-os porque além de gostar do trincante sabia serem low in fat, contudo isso não basta como critério de escolhas saudáveis, e claro, entretanto aprendi muito sobre alimentação saudável e deixei-os de lado totalmente ao ponto de os desaconselhar. Quando os vi, anos mais tarde, à venda em Portugal pensei: oh no... não nos escapa mesmo nada.
Seria muito melhor: pão artesanal, broa de milho, tostas de centeio integral...
Melhores cumprimentos,
Madalena Muñoz