Mais uma dieta
Boa Noite
Srª Drª Munoz
Estava por aqui neste mundo fantástico (NET) quando dei comigo a pesquisar sobre nutricionistas ... e surgiu uma informação sobre consultas de nutrição online, ideia que achei formidável.
Na realidade, estou com muitos quilos a mais, que tenho vindo a acumular- Hà 20 anos pesava cerca de 56 a 57 quilos e agora peso 72 a 74kg, há um ano tinha 78 Kg, meço 1.56cm.
NA introspecção que consigo fazer reconheço os meus erros alimentares,,, mas na verdade continuo a fazê-los- O stress diário, as pequenas frustações e contratempos "forçam-me" ou servem de desculpa para muita asneira.
Tenho 38 anos --- Fui mãe aos 26 e aos 35. DA primeira gravidez acumulei cerca de 5-6 kilos que não desapareciam ... então começaram as dietas, revistas apelativas cheias de promessas levaram-me a cumprir rigorosamente vários planos alimentares que até as minhas amigas se admiravam da minha paciência ... davam resultado ...mas depressa os mesmos quilos regressavam. Aos 30 anos comecei a fumar, e comecei a ficar "inchada", fui para o Dr (...) em Lisboa, planos alimentares exigentes acompanhados de medicação, e constatação que muitos dos quilos se deviam a acumulação de líquidos- Como vivo a fora de Lisboa as deslocações desmotivaram-me e desisti - nunca consegui cumprir "à letra" a dieta do Dr (...).
Aos 35 anos optei por recorrer à NaturHouse, e obtive bons resultados (perto 65 kg) depois recuperei com a gravidez, durante o aleitamento não fumei (cerca de 9 meses) e devorava tudo o que podia (agora voltei a fumar), Assim que pude voltei para uma nutricionista (a Naturhouse havia sido encerrada) e nunca fiz a dieta completa- Desisti. (devo ter perdido 1 kg se tanto)
Entretanto, resolvi experimentar com outra médica, perdia cerca de 150 a 300 gr de 15 em 15 dias. Não estava motivada -Desisiti. Preciso de uma dieta que combata as frustrações diárias, o stress e a vontade de fumar -
Alimento-me mal, fumo,bebo mt café, sou obesa, sinto-me mal. Tenhos pés e pernas inchados .... pratico aerobica 90 min semana, passo o dia sentada, desloco-me quase sempre de carro ,,, acha que tenho tratamento? Será que consigo voltar para os 57 KG? Quais os custos associados?
Se achar que ainda há salvação para o meu caso agradeço a sua resposta este mail
Obrigada.
Cara Luisa,
Obrigada pelo seu contacto.
Lendo a sua história vejo que se tem focado na comida para resolver problemas que nada têm que ver com comida, mas sim com o modo como come -- ou seja, o comportamento. E vejo que continua na mesma linha de acção, à procura de mais uma dieta: "Preciso de uma dieta que combata as frustrações diárias, o stress e a vontade de fumar." (Acha mesmo que a comida tem este poder?)
O seu caminho melhorará se antes de tentar controlar o seu peso, melhorar a relação que tem com a comida (e consigo mesma), a sua mentalidade (de dieta para de saúde), e depois os seus comportamentos de saúde (de autodestrutivos para construtivos).
Penso que vale muito a pena o esforço. De modo contrário, tenderá a piorar.
Farei o meu melhor para a ajudar com certos conceitos. Depois de falarmos sobre isto, pode sempre aprofundar as questões com um profissional de saúde mental, uma experiência quase sempre positiva e útil para a maioria das pessoas.
O meu conselho mais imediato é: páre de fazer dietas hoje!
Parabéns por continuar à procura e por pedir ajuda.
Um abraço com votos de muita coragem e paciência! Apesar de tudo, Luísa, há coisas bem piores... Sorria, Luísa, pois ainda vai muito a tempo!
Madalena Muñoz