Testemunho: vale a pena ler! Adeus Fome Emocional e Dietas! Olá Exercício Físico e R´Equilibrio!
Bom dia querida Dra Madalena!
Após duas semanas consecutivas sem ingerir açúcar, ontem optei por me deixar levar por uma fabulosa fatia de bolo que sobrou duns anos.
Saboreei cada pedaço com imenso prazer e sem qualquer sentimento de culpa, sensação que raramente experimentei ao longo dos últimos 20 anos de vida.
Melhor do que isto só mesmo participar no Programa R´Equilibrio!!!
Após este pequeno "deslize", tomei um chá de limão bem quente para desenjoar e desafiei uma amiga para uma caminhada de 2 km. À noite comi apenas uma tosta e um iogurte com cereais.
Se fosse até há bem pouco tempo, teria pensado: "bom já que fizeste hoje uma asneira a comer uma fatia de bolo, tens o resto do dia todo para comer tudo o que quiseres. Amanhã recomeças a fazer dieta rigorosa!". Claro que nos dias a seguir continuava sempre com vontade de comer doces porque a auto-restrição nos conduz naturalmente à compulsão.
Desde que tomei a decisão de aderir ao Programa (confesso que foi uma das melhores coisas que fiz por mim ultimamente), tenho notado grandes progressos a nível de controlo da fome emocional.
Não há dúvida de que as caminhadas e o exercício ao ar livre são uma óptima terapia para quem sofre deste tipo de problemas. Tornamo-nos pessoas mais descontraídas, tolerantes e muito mais felizes connosco e com os que nos são mais próximos. Acho que estou no caminho certo e só espero poder continuar assim.
Aos poucos vou recuperando a liberdade de comer tudo aquilo que gosto sem abusar e sobretudo mantendo sempre uma boa dose de boa disposição e algum humor à mistura...
Por isso, aqui vai a minha sugestão/conselho para todos os que lidam diariamente com o problema da fome emocional: participem no Programa pois vale bem a pena!! Não se consumam com dietas desequilibradas porque mais cedo ou mais tarde revelar-se-ão um fracasso, além de prejudicar a saúde.
Beijinhos
"Luísa"