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Terça-feira, 17 de Julho de 2007

Tem de Comer para Emagrecer

Cara Dra. Madalena,

Tenho 1,70 e o meu peso oscila entre os 59/60, o que como pode  verificar estou muito acima do chamado "normal". Já passei por um periodo de magreza que consegui ultrapassar (a minha  alimentação diária resumia-se a uma taça de cereais com iogurte de  manhã, um iogurte com 3 bolachas integrais ao meio da manhã, 1/2 sopa  e uma maçã ao almoço, um iogurte e 3 bolachas integrais à tarde e  jantava 1/2 sopa e uma maçã) e nos dias que correm tenho uma  alimentação muito regrada, sigo um regime ovo-lácteo-vegetariano e por  vezes incluo peixe na alimentação. O pior é que desde que deixei a  magreza e o regime alimentar restrito, tenho "ataques" de fome que  podem ser desencadeados por qualquer situação que não consigo  explicar, por vezes sem razão também os tenho. Nestes ataques consigo  
ingerir quantidades enormes de comida, não tenho qualquer prazer no  que como porque quase não sinto o sabor dos alimentos e daí que não  consiga emagrecer nem uma grama, bem pelo contrário estou a engordar  imenso. Por vezes recorro a laxantes para eliminar tudo. Gostaria que  me orientasse sobre o que fazer, a quem recorrer ou se simplesmente  
sozinha consigo ultrapassar esta situação.

 

Resposta:

Querida P,
parece-me a mim que o seu corpo está FAMINTO, e por isso tem esses ataques. A
sobrevivência é algo de muito forte, a mãe natureza lá sabe porque faz o que  faz.

Um regime muito restrito faz-nos mal também psicologicamente. Relaxe um pouco pois isso
está-se a virar-se contra si. O que tanto tenta fazer, controlar-se, está a ter efeitos opostos, o descontrole.


Tem de comer! Faça 4 a 5 refeições ao dia, começando com um completo pequeno almoço composto de iogurtes, pão e 1 fruta, depois coma algo antes do almoço se tiver fome, por exemplo 1 iogurte líquido; ao almoço coma peixe com 1-2 batatas e muitas couves ou grelos ou feijão verde. Ao lanche coma quando tiver fome 1 banana e 1 iogurte natural com um pouco de mel, ou chá e torradas com pouca manteiga magra, ou tostas de centeio com um pouco de manteiga de amendoim e 1 copo de leite de soja. Ao jantar coma sopa, e depois um pouco de arroz com feijão preto salteado em tomate, cebola e coentros. Ao serão faça um chá de limão.

 

Tente comer várias vezes ao dia para controlar a sua fome, coma pouco de cada vez, pausadamente.

Quanto ao que diz sobre o seu peso, está errada; não está nada muito acima do normal, está bastante magra (mas normal) para a sua altura.

Não devia tomar laxantes para emagrecer mas sim fazer 45-60 min de exercício físico diariamente.

Se calhar beneficiaria de exercícios de relaxamento, tal como yoga, meditação, massagens, oração, etc., pois a mente controla tudo.

Felicidades e depois conte-me como resultou para si.

Madalena Muñoz

www.madalenamunoz.com

93 828 73 98

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Publicado por Madalena Munõz às 16:59
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De Cristina a 19 de Outubro de 2010 às 14:40
Bom dia Dra!
Não sabia onde lhe escrever, então decidi comentar aqui.
Tenho 19 anos, 1,75cm e 63kg. Não me considero gorda, mas não estou com o peso ideal para o que pretendo (fazer trabalhos na área da moda). Tenho gorduras acumuladas na anca e um bocado de barriga e é isso que me preocupa, pois uma modelo não pode sequer ter os chamados "pneus".
À cerca de um mês e meio comecei a mudar algumas coisas na minha alimentação: deixei os refrigerantes (concentrados) e passei a beber água às refeições; comecei a comer mais fruta, principalmente ao lanche e no fim das refeições; diminui a quantidade de doces (em vez de comer um bolo inteiro como metade ou nem isso); deixei as bolachas de chocolate, etc e passei a comer apenas bolacha Maria e digestivas. Além disto tudo, faço ginásio 2 vezes por semana.
Concluindo Dra, o que me preocupa é que em vez de conseguir emagrecer, estou a engordar (pesava 62kg à uns dias) e isso desmotiva-me imenso pois passei a levar uma vida que antes não conseguia e afinal não estou a ver resultados.
Peço-lhe que me aconselhe, e me diga o que estou a fazer mal.

Obrigada pelo tempo disponibilizado!
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