"Preparação para o Ano Novo": partes III e IV
Antes do Ano Novo propriamente dito, temos as festividades de Dezembro e fim de ano...
Se sempre promete ser desta vez que vai ser o “Ano do Emagrecimento” ou o “Ano do Fitness”, há que aproveitar essa vontade, para o arranque. Mas há que não esquecer que as mudanças só serão efectivas e duradouras se desta motivação criar, de facto, novos hábitos. Usando um exemplo muito comum – o do emagrecimento – veja os seguintes passos/orientações que costumo aprofundar em consulta:
III. Imprima um certo Desafio. O seu plano de mudança será mais apelativo se sentir um certo desafio, realista e dentro das suas limitações.
Planear caminhar 5 minutos por dia quando lhe é fácil 55, é demasiado desinteressante. Que tal caminhar os 55 min mas desta vez indo mais longe (ou seja, indo mais depressa)? Ou pedir ao Pai Natal um pedómetro e caminhar 8-10 mil passos por dia? Ou acompanhar a 27ª novela da noite a fazer alongamentos, abdominais e flexões?
IV. Delineie Objectivos. Delineie mini-metas, e quando as atingir, reveja-as, para não estagnar. Por exemplo, atingir 60 minutos de caminhada, ou treinar para atravessar a ponte 25 de Abril em Lisboa. Ou, perder 5 a 10% do seu peso actual ao longo de 2009. (Lembre-se que em 2006, 2007, 2008 se calhar nem manter conseguiu! Por isso não pense que é pouco. Por exemplo, 3 kg a sair das ancas/côxas, ao longo do tempo, "são 3 pacotes de leite"; penso que prefereria perdê-los, apesar de serem "só três", do que andar com eles atrás! E mais: se o fizer em cada ano, ao contrário dos últimos três, daqui a três anos terá menos 9 kg.)
Porquê adiar e não começar já hoje a treinar estas atitudes e estratégias, como treino para as promessas do Ano Novo!?
Madalena Muñoz