"Preparação para o Ano Novo": Parte I e II
Antes do Ano Novo propriamente dito, temos as festividades de Dezembro e fim de ano...
Se sempre promete ser desta vez que vai ser o “Ano do Emagrecimento” ou o “Ano do Fitness”, há que aproveitar essa vontade, para o arranque. Mas há que não esquecer que as mudanças só serão efectivas e duradouras se desta motivação criar, de facto, novos hábitos. Usando um exemplo muito comum – o do emagrecimento – veja os seguintes passos/orientações que costumo aprofundar em consulta:
I. Seja Flexível.
Qualquer que seja o seu plano de mudança, é boa ideia ter planos de contingência, o chamado plano B, ou até C, para não se frustrar quando tiver que se desviar do plano original. Tenha isso como um dado adquirido, pois a vida é mesmo assim. Quanto mais flexível for a sua atitude e planos de acção, mais fácil será permanecer num "bom caminho".
II. Seja Específica(o). Falar de promessas vagas, tal como “vou emagrecer” ou “vou tentar fazer mais exercício”, é uma boa fórmula para... falhar. Em vez disso, decida, por exemplo, comer sempre verduras ao almoço e jantar, reduzir para 1 bolo por semana, e caminhar 60 minutos 3 x por semana, com a vizinha, e depois do jantar, ou increver-se no R´EQUILIBRIO http://docs.google.com/Doc?id=dcdr8578_5cb373hhn .
Porquê adiar e não começar já hoje a treinar estas atitudes e estratégias, como treino para as promessas do Ano Novo!?