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Coaching para Controlo de Peso

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06
Nov08

"O email da fruta": será tudo verdade?

Madalena Munõz

Em Agosto 2008 escrevi o seguinte na Revista PREVENIR, contrapondo alguns pontos de que fala o já popular email que elogia a fruta mas com algumas incorrecções, na minha opinião:

 

 Fruta é o mais perfeito alimento

Não é verdade, ou bastaria comermos fruta para uma boa saúde.

 

A fruta na sua grande maioria não tem, por exemplo, ácidos gordos essenciais nem proteínas. Exceptuando o leite materno não existe um só alimento “perfeito”, mas sim uma “orquestra” alimentar onde se tenta que haja harmonia, e que deve ser composta pelos mais variados instrumentos, tal como dita a “maestrina” A Nova Roda dos Alimentos.

 

gasta uma quantidade mínima de energia para ser digerida e dá ao seu corpo o máximo em retorno. O único alimento que faz seu cérebro trabalhar é glicose.

A fruta e principalmente frutose (que pode ser transformada com facilidade em glicose), é na maioria das vezes 90/95 % de água. Isso significa que ela está limpando e alimentando ao mesmo

tempo.

O único problema com as frutas é que a maioria das pessoas não sabe como comê-las de forma a permitir que o corpo use efetivamente seus nutrientes. Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio. Por que? A razão é que as frutas não são, em princípio, digeridas no estomago: são digeridas no intestino delgado.

 

Dependendo da capacidade de digestão, do tipo de fruta, e da composição e tamanho da refeição, pode ser aconselhável comer a fruta sozinha. As frutas começam a ser digeridas na boca, e em trinta minutos passam o estômago e chegam aos intestinos, onde completam a sua digestão. A carne, por exemplo, um alimento com gordura e muito concentrado em proteína, pode demorar 3 horas. Neste cenário, se misturadas, no estômago os açúcares da fruta podem fermentar e causar desconforto abdominal derivado do gás produzido. (De resto, nos lanches é comum eu recomendar que se coma fruta com iogurte, exactamente para prevenir o esvaziamento tão rápido do estômago e assim prolongar a sensação de saciadade). As proteínas, as gorduras e os hidratos de carbono são digeridos de modos diferentes, contudo ajuda a uma boa digestão não exagerar de nenhum destes nutrientes em detrimento dos outros numa única refeição, ingerir-se concentradas fontes de proteínas (ovos, carne e peixe) longe da fruta, comendo-a 30 minutos antes ou 2 horas depois duma refeição com esta composição, e fazer refeições mais pequenas. Ou seja, este é um conselho seguro mas não obrigatório.

 

As frutas passam rapidamente pelo estômago, dali indo para o intestino, onde liberam seus açúcares. Mas se houver carne, batatas ou amidos no estômago, as frutas ficam presas lá e começam a fermentar.

Você já comeu alguma fruta de sobremesa, após uma lenta refeição, e passou o resto da noite arrotando aquele desconfortável sabor restante? É porque você não a comeu da maneira adequada. Deve-se comer frutas sempre com o estomago vazio.

 

A melhor espécie de fruta é a fresca ou o suco feito na hora.

É verdade quanto aos sumos e na maioria das vezes a fruta fresca (da época) é de facto a melhor. Contudo atente a que a come mal é descascada! Se a descascar e a deixar ao ar e à luz, perde nutrientes (tal como as saladas de fruta nos restaurantes, apesar de mesmo assim ser preferível a qualquer bolo seco ou com creme!). Na fruta congelada também encontramos uma boa fonte de saúde.

 

Você não deve beber suco de lata ou do recipiente de vidro. Por que não? A maioria das vezes o suco foi aquecido no processo de vedação e sua estrutura tornou-se ácida. Quer fazer a mais valiosa compra que possa? Compre uma centrífuga. Você pode ingerir o suco extraído na centrífuga como se fosse a fruta, com o estomago vazio. E o suco é digerido tão depressa que você pode comer uma refeição quinze ou vinte minutos mais tarde.

O Dr. William Castillo, chefe da famosa clínica cardiológica Framington, de Massachusetts, declarou que fruta é o melhor alimento que podemos comer para nos proteger contra doenças do coração. Disse que as frutas contêm bioflavinóides, que evitam que o sangue se espesse e obstrua as artérias. Também fortalecem os vasos capilares, e vasos capilares fracos quase sempre provocam sangramentos internos e ataques cardíacos.

Agora, uma coisa final que gostaria que mantivesse em sua mente sobre frutas.

Como se deve começar o dia? O que se deve comer no café da manhã?

Você acha que é uma boa idéia pular da cama e encher seu sistema com um grande monte de alimentos (principalmente café e o pão branco com manteiga), que levará o dia inteiro para digerir? Claro que não! O que você quer é alguma coisa que seja fácil de digerir, frutas que o corpo pode usar de imediato, e que ajuda a limpar o corpo.

 

 

Quando levantar-se, e durante o dia, o quanto for confortavelmente possível, coma só frutas frescas e sucos feitos na hora. Mantenha esse esquema até pelo menos o meio-dia, diariamente. Quanto mais tempo ficar só com frutas em seu corpo, maior oportunidade de ele limpar-se.

 

Discordo com este último conselho, porque o corpo não se limpa com comida mas nutre-se com “boa” comida. Não é comendo fruta que eliminamos necessariamente mais toxinas -- podendo  acontecer exactamente o contrário se esta contiver muitos resíduos de pesticidas, por exemplo, como é comum nos morangos e tomates. O orgão desintoxicador, por excelência, do nosso organismo é o fígado, por isso o que se recomenda para “uma limpeza”, entre várias medidas tal como não fumar e não beber álcool, é optar por uma alimentação fortificante (e que inclúa fruta, é certo), para manter as células do nosso organismo bem nutridas e em bom funcionamento, incluíndo as do fígado...

 

Se você começar a se afastar dos outros ''lixos'' com que costuma encher seu corpo no começo do dia, sentirá uma nova torrente de vitalidade e energia, tão intensa que você mal acreditará. Tente durante os próximos dez dias e veja por si mesmo!

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