"Com 3 filhos, o que fazer com a minha criança mais gordinha?"
Estes são 3 amiguinhos meus, que servem para responder a esta pergunta frequente nos leitores. Aqui, o mano mais velho precisa de se mexer mais, tal como os mais novinhos. Não deve ser através duma dieta restritiva e diferente do resto da família (potencialmente prejudicial ao seu comportamento alimentar) que se deve ajudar a emagrecê-lo. Ele só tem 11 anos e está em crescimento, e há que parar o seu aumento de peso e esperar que aumente em altura. Até lá há que proporcionar mais oportunidades de acção e diversão activa:
Seja dentro...
ou fora de casa...
seja com bolas, cães, ou com a cabeça...
com pouca ou muita lama... :-)
em grupo ou sozinhos...
O importante é que os adultos envolvam as crianças em brincadeiras activas e/ou desportos, todos os dias um pouco, ou em tanto tempo àquele dedicado a verem televisão ou afins igualmente sedentários, e promotores dum ambiente obesogénico.
Por exemplo, ao fim de semana, sábado e domingo de manhã, irem sempre em família passear, andar de bicicleta, ir à praia brincar, fazer um percurso de manutenção, etc. E, claro, seguirem todos uma alimentação saudável (tal como mencionado por este Blog fora).
Cumprimentos activos,
Madalena Muñoz