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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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08
Out11

RTP 1 "A Festa é Nossa": Frutos Secos

Madalena Munõz

Hoje falei um pouco com o Júlio Isidro sobre os frutos secos, mas como o tempo foi curtíssimo, deixo aqui mais algumas dicas nutricionais...

 

Há 2 tipos:        

1) Secos/Desidratados (figos, tâmaras, passas, ameixas, alperces, pêssegos…)                   

2) Gordos (oleaginosas)

 

10-12 gramas de frutos gordos contém aproximadamente 60 kcal.

Grão a grão... enche a galinha o papo :)

 

BOM APETITE!

04
Out11

Precisamos de leite?

Madalena Munõz

Cara Doutora Madalena,

 

Há já algum tempo que me debato com esta dúvida acerca da ingestão de leite. Em pequenos somos ensinados que é necessário beber 2 a 3 copos de leite diariamente. Recentemente, e na sequência de uma densitometria óssea, soube que estava com descalcificação acentuada em algumas zonas do corpo (não se tratando ainda de uma osteoporose). O médico insistiu que eu precisava de consumir produtos lácteos, em particular, o leite. Mas convivo diariamente com pessoas aparentemente saudáveis e com regimes alimentares vegetarianos que não consomem leite e ainda me dizem que os seus médicos as aconselharam a deixar de beber leite pela quantidade de gordura do mesmo.

 

Perante esta dúvida, e porque tenho feito o sacrifício de tomar leite sem ser uma grande apreciadora, achei que seria melhor ouvir a opinião de uma nutricionista. Peço-lhe então que, se possível, me esclareça:

  • É ou não necessário beber leite e seus derivados na idade adulta?
  • Pode o leite e seus derivados ser substituído por outras fontes de cálcio?
  • Deve mesmo substituir-se o leite na alimentação, dada a sua gordura de origem animal?

Agradeço-lhe, desde já, por toda a atenção que disponibilizou com o meu e-mail.

 

Com os melhores cumprimentos,

 

Joana.

 

 

 

 

 

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