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Sexta-feira, 6 de Fevereiro de 2009

Que é feito das "Dicas Saudáveis"?

"From: Martinha

To: nutricionista@madalenamunoz.com
Sent: Wednesday, February 04, 2009 4:02 PM
Subject: Dicas Saudaveis

Boa Tarde
 
Um Bom ano 2009
 
Gostaria de receber como no ano passado as Suas  "DICAS SAUDAVEIS" que eram tão agradaveis. E´possível continuar a enviar?
 
Obg.
martinha"

 

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Publicado por Madalena Munõz às 11:00
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Quinta-feira, 5 de Fevereiro de 2009

Peso normal? (IMC)

Boa tarde,
 
Gostaria de saber se estou no peso normal ou ideal. Tenho 26 anos e peso entre os 58 e 59 Kg e meço 1,60. Gostaria que me indicassem alguma dieta indicada. Gostaria que me respondesse com alguma urgência.
Obrigada pela sua atenção.
Cumprimentos.
 

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Publicado por Madalena Munõz às 19:52
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National Weight Control Registry e R´EQUILIBRIO

APLAUSOS para a página http://www.nwcr.ws/Research/default.htm que tem publicada algumas das aprendizagens já feitas das pessoas que se inscreveram no National Weight Control Registry (NWCR), e que conta como perderam peso e como conseguiram mantê-lo.
 

O já mencionado APLAUSO Registo Nacional de Controlo do Peso é a versão portuguesa do NWCR. Alguns dos factos "americanos" são:
 

45% dos participantes perdeu peso por si, e 55% perdeu com a ajuda dum programa.*
 

98% dos participantes do Registry reportou ter modificado a sua alimentação de alguma maneira, para perder peso.

 

94% aumentou actividade física, sendo a mais comum a caminhada.* 
 

Há muita variação em como os membros do NWCR manteve o peso mais baixo. A maioria reportou manter uma alimentação baixa em calorias, de reduzido teor de gorduras, e mantendo um nível elevado de actividade:
 

  1. 78% comem pequeno almoço diariamente. 
     
  2. 75% pesam-se pelo menos 1x por semana.
     
  3. 62% vê menos que 10 horas de TV por semana.
     
  4. 90% fazem exercício, em média, 1 hora por dia. 
     

Este tipo de factos, sem nada na manga, talvez a/o inspire... 

*NOTE* como o programa R´EQUILIBRIO (caminhadas em grupo) assenta que nem ginjas nestes critérios de sucesso!
 

Boas caminhadas e felizes refeições!

 

Madalena Muñoz

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Publicado por Madalena Munõz às 19:51
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Quarta-feira, 4 de Fevereiro de 2009

Dica Saudável: Desafio Açúcar

Caros Assinantes das Dicas Saudáveis e Leitores do Blog,

 

Há vantagens nutricionais no açúcar de mesa (sacarose)?

Há vantagens de saúde?

 

Não digam a ninguém que a resposta é não, pois gostamos muito do nosso açúcarzinho, mas digam a toda a gente para diminuir ao máximo que puderem.

 

O termo "calorias vazias" aplica-se ao açúcar, aquele que adicionamos ao café, bolos, chocolates, etc., mil vezes etc., pois adiciona calorias (kcal) mas sem mais valias nutricionais (não contém vitaminas, fibra, minerais, proteínas...), ao passo que, por exemplo, as uvas contém "açúcares" (frutose e não só) mas contém uma série de vantagens nutricionais: 100 g, ou 20 uvas, têm 70 kcal com vitamina C, K, e um pouco de minerais tal como cobre, potássio e magnésio, entre outros, e água (80%).

 

E sendo assim, lanço o desafio de fazerem um teste de passarem 1 mês sem ingerirem nenhum alimento com açúcar adicionado, nem adicionarem nenhum... não é fácil.

 

Vejam o meu testemunho aqui:

http://consultoriodenutricao.blogspot.com/2009/02/desafio-acucar.html

 

E ainda pode ler algo relacionado:  http://mulher.sapo.pt/articles/bem_estar_e_nutricao/alimentacao_saudavel/741849.html

 

Boas escolhas alimentares, com menos açúcar...

 

Madalena Muñoz

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Publicado por Madalena Munõz às 19:56
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R´EQUILÍBRIO: Green Gym 3 Fev. 2009

http://requilibrio.blogspot.com/

Esta é uma foto reportagem das nossas sessões de ginásio ao ar livre, o chamado Green Gym (à laia de um ginásio ecológico, recorrendo aos elementos da "natureza" para nos exercitarmos), sob as orientações da Prof. Tatiana Leotte.

FOI TÃO BOM!!

 

Marina de Oeiras e arredores:
Pernas para cima e para baixo... para queimar os glúteos!
 
Abdominais (imensos), sob as estrelas!!!

 

Tríceps neste improvisado gym...


 

 
"A GYM WITH A VIEW!"
Linda vista:


A PROFESSORA TATIANA ESTÁ DE PARABÉNS: excelente sessão!


 
Seguiu-se a maravilhosa caminhada (temos barcos e mar ao nosso redor... coitadinhos de nós!)


 
e os excelentes alongamentos...:

SABE TÃO BEM ESTAR CÁ FORA A QUEIMAR CALORIAS, A RIR, E A CONVIVER!
   
Obrigada Marina de Oeiras, Prof. Tatiana e todos os participantes do R´EQUILIBRIO!
Obrigada S. Pedro por sempre nos dares momentos sem chuva durante as sessões do R´EQUILIBRIO

 

JUNTE-SE A NÓS!

 

Madalena Muñoz

p.s. - visão pessoal deste dia:

http://consultoriodenutricao.blogspot.com/2009/02/green-gym-dream-come-true.html

 

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Publicado por Madalena Munõz às 15:55
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Domingo, 1 de Fevereiro de 2009

Hoje Choveu mas fez SOL no grupo R´EQUILIBRIO :)

Caros leitores, tudo se resume a uma questão de atitude.

De facto é preciso ajuda para a mudarmos, mas uma vez o pêndulo a mexer, há que continuar, ser persistente, um dia de cada vez, pedindo ajuda, não desistindo mesmo perante recaídas, e NUNCA desanimando pois não vale a pena! O que vale a pena é continuarmos e fazermos o nosso melhor com aquilo que temos!

 

Aqui ficam umas fotografias de caminhada de hoje. Chovia à partida, mas passados 15 minutos parou, e até tivemos SOL:)

Dr. Raul Oliveira guia-nos nuns excelentes alongamentos em Carcavelos (aqui somos supostos alongar os braços mas com as mãos abertas e dobradas para trás):

O Dr. Raul Oliveira e as meninas Cláudia, Ana e Teresa (eu sou a fotógrafa) na fabulosa praia de Carcavelos:

A maravilhosa praia de Carcavelos vazia, porque a chuva afasta quase todos. (Os que têm uma atitude proactiva quanto à prática de desporto ao ar livre, ou seja, faça chuva ou sol, "aparecem" e sorriem gloriosos):

 

Rabo da Baleia em Oeiras:

A vida está sempre a mudar... há que estarmos abertos ao inesperado... :-)

Inesperado #1: CÉU AZUL:

Inesperado #2: Fotos sobrepostas... efeito mosaico :)

 

Fizemos uns 70 minutos de caminhada rápida onde aprendemos pelo Dr. Raul Oliveira (o nosso Fisioterapeuta do R´Equilibrio, e o dono da Clínica R´Equilibri_us que caminhar também exercita o tronco (as costas e braços por ex.), por isso desengane-se quem pensa que apenas as pernas são as únicas partes impactadas!

 

Junte-se a nós!

Madalena Muñoz

http://requilibrio.blogspot.com/

 

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Publicado por Madalena Munõz às 22:15
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