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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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11
Jun07

Emagrecimento

Madalena Munõz

 

Chamo-me Isabel, tenho 29 anos, casada, sem filhos.

Tenho 1,60cm e peso 67 kg.

O meu unico problema é que como poucas vezes, não tenho tempo para fazer exercicio e ganho gordura nas ancas e abaixo da cintura.

Gostaria de alguns conselhos.

 

Resposta:

Minha querida,

 

Entendo a sua preocupação perfeitamente e sei como aconselhá-la. Mas será que está mesmo disposta a fazer o que é preciso para emagrecer? Cuidado, porque o discurso da "falta de tempo" para não fazer exercício físico é um mau pronúncio. O que é facto é que nós arranjamos sempre um tempinho para fazer o que realmente queremos, só falta mentalizarmo-nos e decidir modificar os nossos hábitos.

 

Nós só conseguimos emagrecer quando ingerimos menos calorias (kcals, a energia dos alimentos) ou quando gastamos mais calorias do que as que precisamos para manter o nosso peso. Ou seja, temos de criar um défice calórico para conseguir perder gordura corporal.

 

Como criar um défice calórico?

1 – comendo menos e melhor

2 – gastando mais através do exercício físico

3 – combinando estas duas ideias

 

Comer quanto menos?

Identifique 500 kcal desnecessárias da sua alimentação diária, e retire-as.

Por exemplo retire

a.excesso de óleo e azeite da confecção e tempero,

b.bolachas (todas: simples, doces ou salgadas),

c.biscoitos (todos: simples, integrais ou doces),

d.bolos (todos: secos ou com creme),

e.salgados, folhados, tartes e quiches,

f. fritos,

g.guloseimas (chocolates, bombons, gelados, sobremesas doces, etc., etc., etc., etc., etc., etc., etc.),

h.frutos secos,

i. sumos de fruta (é preferível trincar a fruta),

j. carne/aves/ovos/peixe das 2 refeições principais (basta comer um destes alimentos NUMA só refeição diária)

etc.

 

Porquê as 500 kcal a menos, por dia?

É uma maneira segura de perder 2 kg por mês.

 

Gastar quanto mais?

Ande, marche, corra, salte à corda, dance, monte a cavalo, suba escadas, compre uma stepper, faça yoga…. Mexa-se mais, o mais que puder, dentro das suas capacidades.

Porque não DECIDIR iniciar caminhadas a passo rápido 5 x por semana, 30 minutos?

 

Felicidades e já sabe, se precisar de ajuda mais personalizada pode marcar uma consulta através do email: nutricionista@madalenamunoz.com, ou consultando o Blog.

 

1 beijinho

Madalena

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