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Coaching para Controlo de Peso

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25
Ago08

Alimentação Saudável

Madalena Munõz

Ola Dra Madalena Muñoz
      Sou uma jovem de 24 anos, casada, e estou a tentar engravidar. Acontece que a minha alimentação não é muito regrada. Quando estou com uns quilos a mais inicio uma dieta que inclui frutas, legumes e tudo o que é saudavel, mas com o passar dos dias vou reduzindo as doses de alimentos até que chego ao ponto de ingerir apenas 3 ou 4 peças de fruta por dia. Durante 2 semanas corre bem, mas depois o meu corpo começa ter carência de alimentos, então recupero os quilos perdidos e "devoro" tudo o que tenho em casa, especialmente doces e pão. Penso que isto seja um disturbio, mas o que é certo é que já andei em vários nutricionistas e não consigo seguir nenhuma dieta, nem ter uma alimentação equilibrada. Agora que estou a tentar engravidar tenho receio que este disturbio possa afectar-me. Como tal queria que me dissesse qual o melhor regime a seguir para que tenha um bebé saudavél, e uma boa saúde.
           Com os melhores cumprimentos,

 Susana
                    
 

RESPOSTA:

Cara Susana,
Se já foi a vários nutricionistas, posso presumir que já lhe disseram como seguir uma alimentação saudável também várias vezes. Será que pedir essa informação de novo vai ajudar a atingir o seu objectivo? Eu penso que não. No entanto aqui vai o que me pede:
Uma alimentação saudável não é algo igual para todos. Passa por incluir produtos de boa qualidade, bem lavados, frescos, da época, biológicos e também preparados com carinho, comidos com calma, e longe da televisão. 

Em termos gerais também faz parte duma alimentação saudável as seguintes orientações:
- as leguminosas e a soja (feijões, grão, lentilhas, etc.) - diaria ou semanalmente
- mais verduras (almoço e jantar) do que frutas (3 a 5 doses) - diariamente
- mais peixe (salmão, sardinhas, atum) do que carne (100-150 gramas chegam), 3-4 x semanalmente
- 0 - 4 ovos - semanalmente
- iogurtes naturais com culturas activas e/ou leite/queijo – diariamente
- azeite (com moderação) - diariamente
- cereais integrais e pouco refinados - diariamente

 

Deve também beber 4-6 copos de água/bebidas hipocalóricas e descafeínadas por dia, e tomar um multivitamínico diariamente com ácido fólico para se preparar para a gravidez, e durante esta.

 

E penso ser aconselhável ter um plano alimentar para acompanhar correctamente a sua gravidez sem o perigo de ter peso a menos ou a mais, pela saúde do bébé e sua.
 
De resto, penso que deve contemplar a idéia de ser consultada para resolver os seus prejudiciais comportamentos de dieta, e quanto a isso posso tentar ajudar, sem dietas claro!  
 
Felicidades,

Madalena Muñoz -

www.madalenamunoz.com

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