Fome emocional: pedido S.O.S duma quase nutricionista. Prova a dificuldade destes assuntos...
Ola Dr. Madalena Muñoz, boa tarde!!
Sou estudante de Dietética e Nutrição na [...] tendo tido no último ano uma média superior a 17. A minha questão (e ao mesmo tempo problema) é a seguinte: sempre estive bastante informada (e agora como estou num curso de nutrição ainda mais) sobre o tema da nutrição; acontece que desde há uns tempos para cá não me consigo "controlar" a comer broa. Sempre gostei muito de pão broa caseiro mas desde há uns tempos para ca quanto mais como mais quero comer e acabo por ingerir comida a mais ficando muito cheia. A minha mãe diz que tenho que me controlar mas não consigo... será que me pode aconselhar algum procedimento?
Sei que o pão não engorda, mas todo o alimento que se ingere em excesso é prejudicial e, deste modo, tenho medo que a médio e longo prazo possa vir a ter algum problema e, por isso, quero preveni-lo. Não sei porque razão agora não consigo mandar em mim e dizer: "Chega! Não deves comer mais."
Além do mais, eu, enquanto futura nutricionista que serei tenho que dar o exemplo aos meus utentes uma vez que é de cima que este deve vir e por isso quero ajudá-los a ultrapassar os seus problemas...
Aguardo com a maior ansiedade uma prezada resposta da sua parte e agradeço-lhe imenso a disponibilidade na leitura deste humilde e simples e-mail...
com os melhores cumprimentos.
Ana Isabel
RESPOSTA:
Cara futura colega,
Obrigada pela sua partilha pois pode crer que ajudará muita gente... Não só de informação são feitas as nutricionista/dietistas, e como todos sabemos, muitas há com excesso de peso, o que só prova a dificuldade destas questões da gestão do peso. Não é um assunto nada fácil nem simples, nem é uma simples questão de força de vontade, como indica.
Mas eis alguma da luz que eu lhe posso dar:
Padece de uma fome emocional, que pode ser causada por stress, ansiedade, insatisfação, medo, etc., ou seja, está a usar a comida para lidar com as suas emoções. "Páre, escute e olhe!" Identifique o que se passa dentro de si, e resolva. A comida está a tapar, e enquanto tapar não conseguirá identificar nada.
Para mais ajuda venha cá a uma consulta comigo, ou pela internet ou telefone... (Mais informações sobre isto por email: nutricionista@madalenamunoz.com)
Vai correr tudo bem.
Cumprimentos,
Madalena Muñoz