Bom dia...
Dr. Madalena... td bem??
encontrei seu site no blog de alguem q a recomendou e peguei seu email!!
Estou mto preocupada com um amigo meu q está extremamente magro e quer emagrecer mais ainda..so q ele nao enxerga q ta seco...entendeu?? Ele acha q esta lindo e maravilhoso do jeito q esta e q tem q continuar cortando coisas da alimentaçao dele p continuar assim...estranho ne?? Ele tem 180 de altura e deve estar pesando 60kg mais ou menos ( vou enviar uma foto anexada ) e so come verduras, frutas, granola, bolinhos integrais de vz em qdo ( ele ta querendo cortar isso pq ta falando q ta ficando com barriga ), raçao humana, leite de soja ( sei q e uma alimentaçao saudavel ms ele ta mto magro ja.. e nao come arroz integral nem macarrao integral e tbm nao come nenhum tipo de carne pq diz q o q existe na carne ele repoe com outras coisas.. ) !! So gostaria de saber se minha preocupaçao tem fundamento pq p mim ele ta com anorexia e sei q pessoas com tal doença nao enxergar isso!! Por favor.. me responda..
Obrigada...
Filipa
Olá Filipa,
A sua precupação tem fundamento, e pode estar com anorexia nervosa, mas seria preciso haver um diagnóstico após uma consulta médica com um profissional de saúde mental de preferência (ou o médico de família, ou ainda um nutricionista entendido em doenças do comportamento alimentar, mas sendo estes dois diagnósticos suplementares, de preferência). Há ainda a ortorexia, preocupação excessiva com a alimentação saudável, que vira pouco saudável por ser uma obsessão/patologia. http://dieta.cyberdiet.com.br/colunas/060123_psy_ortorexia.htm.
Se o IMC (peso/altura ao quadrado) dele estiver acima dos 18kg/m2 (e pelo que diz, está nos 18.5) estará ainda ok em termos de saúde; mas se estiver abaixo e desejar continuar a perder peso como objectivo primário, então é provável que possa ter desenvolvido anorexia nervosa. Ver mais em http://www.comportamentoalimentar.pt/
Se ele sofre de anorexia nervosa, quanto mais lhe falarem sobre comida e disserem "tens de comer, tens de comer" pior será e mais ele poderá esconder-se, e depois mentir "já almocei". Não digam mais nada pois até que vocês não podem modificá-lo... mas tentem perceber, sem perguntar, qual o objectivo dele: serão preocupações com a comida só por si, ou com o peso e a imagem onde o objectivo é emagrecer manipulando o que come? São coisas parecidas mas diferentes.
Entretanto tentem identificar na vossa zona apoio técnico para doenças de comportamento alimentar - psiquiatria, psicologia, medicina e nutrição -- numa equipe multidisciplinar. Lá, poderão perguntar o que podem fazer para ajudar o vosso amigo; dar essa informação aos pais dele pode ser útil também, para que haja uma frente comum.
Vocês são boas amigas, bem hajam pela intervenção que fazem aqui, mas desejo-vos algum "distanciamento saudável" (mantendo-se alertas mas não em estado de alarme!) para que não sofram demasiado com algo que está, infelizmente é mesmo assim, totalmente fora do vosso controlo! Talvez assim não percam tanta serenidade, e o possam ajudar melhor: pois o melhor a fazer é estarem informadas e mostrarem-se serenas para que as coisas corram bem quando, e se, ele for ter convosco a pedir ajuda ou desabafar...
Felicidades,
Madalena Muñoz
Nutricionista