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Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

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13
Jan14

O seu grau de esforço será tanto quanto a importância do OBJECTIVO

Madalena Munõz

 

 

Quando pensa em controlar o seu peso, por exemplo, emagrecer 12 kg, acha que consegue fazê-lo com o grau de esforço 0, 1, 2? Quase certamente que não. E grau 3? Provavelmente também não. Para emagrecer terá de sair do conforto desses níveis baixos (relativamente baixos).

 

Tal como a formiga aqui na imagem, que tem um BOM e FORTE MOTIVO para tamanho esforço (já imaginou a força interior que é precisa?), é importante cada pessoa encontrar o seu motivo para a acção (a sua MOTIVAÇÃO) que a levará ao alcance do peso e corpo que deseja.

 

Se o seu esforço for de grau 7 logo no início da "caminhada", e o motivo subjacente, a mais valia, é de baixa importância para si, vai desistir. Ou seja, o PORQUÊ de uma meta terá de assentar em respostas de elevado valor para si.

 

Alguns exemplos de "Motivadores", ou seja, de PORQUÊS:

  1. Segurança financeira
  2. Liberdade profissional
  3. Amor Próprio
  4. Amar e Ser Amado
  5. Marcar a Diferença no Mundo
  6. Viver o momento presente
  7. Desenvolvimento intelectual

 

 

Alguns exemplos de escolhas motivadoras, relacionadas com os exemplos Motivadores de cima:

  1. Manter o actual emprego por segurança financeira (mesmo que esteja infeliz...)
  2. Optar por trabalhar por contra própria (apesar da incerteza dum dinheiro fixo)
  3. A sua necessidade de ir ao ginásio ou cuidar das suas coisas em geral está primeiro, e diz não com facilidade
  4. Disponibiliza-se para ajudar a filha/neta a toda a hora "porque ela precisa de mim", e dizer não é difícil
  5. Voluntária da Comunidade Vida e Paz (é importante para mim contribuir e participar numa causa com impacto "maior" neste mundo)
  6. Surf, dança, cozinhar, brincar com o cão, arte... (é crucial para mim viver no aqui e no agora; sentir-se a fluir...)
  7. Mestrado (pensar e pensar mais um bocado; a estimulação mental é importante para mim)

Estes são apenas exemplos de motivações.

 

A maior parte das pessoas que não consegue emagrecer, não tem uma motivação suficientemente forte para o fazer. Daí traçar objectivos gorados (sem se aperceber!!), ter resoluções de ano novo (ou resoluçoes em geral), e ter imensa energia só no dia 1 de Janeiro, mas no dia 1 de Fevereiro tem a energia igual à do dia 1 de Dezembro... Não é com dietas superficiais, mas sim com motivos especiais que vamos lá! Ou já lá teriamos chegado.

 

A formiguinha está a gastar imensas calorias com este esforço de grau 9 ou 10, mas não desistirá!!

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