Bem vindos!

Bem vindos ao maravilhoso mundo do coaching!
Coaching é acção acompanhada para rápidos resultados.


Questões sobre Life Coaching e marcação de sessões? Aqui

Pesquisa

 

TAGS/Temas

vários(344)

coaching(104)

resoluções ano novo(5)

comedores compulsivos anónimos(1)

televisão(1)

todas as tags

Nº Visitas

Segunda-feira, 5 de Dezembro de 2011

Estaca Zero alimentar: Ano Novo, Dieta Nova

 

Depois de tanta informação e contra informação, dieta, e quebras de dieta, muitas pessoas já não sabem o que comer. Sendo assim proponho fazer-se uma Estaca Zero Alimentar!

Não podendo dar orientações personalizadas a toda a gente que me procura via este consultório, porque é em consulta que me dedico aos casos individuais detalhadamente, escolhi algumas orientações que penso que ajudarão a alimentação de quase todos os leitores.

Uma boa ideia para o Ano Novo que não tarda, já que somos tantos a tentar progredir mais conscientemente nesta época de "promessas" :)!

 

1) reduza ao máximo (e deite fora!) os alimentos com açúcar adicionado:

- cereais de pequeno almoço,

- refrigerantes,

- bolos, biscoitos e bolachas,

- gelados,

- iogurtes arraçados de sobremesas

- marmeladas/compotas,

- achocolatados em pó,

- barras de cereais,

- rebuçados e gomas

- chocolates e bombons

- açúcar de açúcareiro

entre outros mil alimentos que poderá ter na sua gaveta, congelador, despensa ou frigorífico; opte por comer doçaria apenas em dias de festa!

 

2) coma 3-5 peças de fruta por dia, bem lavadas e biológicas de preferência; a fruta já tem imenso açúcar, natural!

 

3) coma uma abundância de legumes, bem lavados e biológicos de preferência:

- saladas coloridas e variadas

- legumes ao vapor/cozidos,

- sopas

- em snacks (roer uma cenoura)

- em pratos misturados - empadão com espinafres, lasanhas com multi-vegetais, etc.

- em sumos também

 

 

4) beba apenas água, chás ou infusões sem açúcar (mínimo 1 litro por dia!!)

 

5) coma para saborear e não para "enfardar" (à falta dum termo mais delicado)

 

6) coma mais peixe do que carne, e de preferência de mar versus viveiro;

 

7) inclua semanalmente grão, feijão, lentilhas, fontes de soja, fava, tremoço...

 

8) exclua o saleiro, procure alimentos com baixo sódio (nos rótulos das embalagens: escolha alimentos com < 0,5 mg de sódio por cada 100 g)

 

9) leia os rótulos e recuse ingerir tudo que contenha gorduras trans: "gordura vegetal hidrogenada", encontrada um pouco por todo o lado: 

- nas batatas fritas de pacote,

- congelados,

- comida pronta do Pingo Doce,

- bolachas/biscoitos com aspecto caseiro por vezes,

- capuccino da Nestlé,

- caldos Knorr,

entre MILHARES de outros casos!

Esta gordura baixa o chamado "bom colesterol" (HDL) e aumenta "o mau" (LDL), por isso é uma gordura alimentar assassina inventada pela indústria alimentar porque dá muito jeito na estabilidade e duração dos alimentos, contudo já se sabe há muito tempo que é péssima para a saúde e nos EUA já é obrigatória a sua divulgação nos rótulos! ELIMINE-A da sua alimentação totalmente!

 

10) opte pelos métodos culinários baseados em água e vapor e aprenda a saborear os alimentos mais naturais e menos "apaladadíssississimos" (ou seja, a maioria da confecções são boas, evite apenas os fritos, as molhengas e muito sal nas saladas e outros pratos, tais como os assados);

 

 

Experimente esta Estaca Zero alimentar pelo menos duas vezes ao ano para ir adquirindo melhores hábitos alimentares: em Janeiro e na data do seu aniversário (se este for em Janeiro, aproveite o início duma nova Estação - por exemplo a Primavera!)

 

Bora lá comer com mais cabeça para aproveitar a vida ao máximo - i.e., gozando de boa saúde!

 

Madalena Muñoz

www.madalenamunoz.com

 

TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 14:08
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos
5 comentários:
De Andreia a 5 de Dezembro de 2011 às 19:27
O mel também deve ser excluído? Como tenho sempre muita vontade de comer doces, para não me atirar ao chocolate ou bolachas, como uma maçã ao bocadinhos com um pouco de mel e canela... Haverá outra forma de contornar a vontade por doces? Com fruta simples não me passa a vontade...
Grata desde já.
De Madalena Munõz a 2 de Janeiro de 2012 às 12:42
Olá Andreia,
Um pouco de mel é ok; lembre-se que é na mesma açúcar adicionado. Uma estaca zero é suposto ser para nos transformar. Se coloca o mel para que não haja diferenças no seu habitual nível de doçura, então não está a ganhar nada com o exercício. Entende?
Bom apetite!
De Madalena Munõz a 2 de Janeiro de 2012 às 12:45
"Haverá outra forma de contornar a vontade por doces?"
2ª resposta para a Andreia: sim, é fazendo um corte radical de doçaria de quando em quando, tal como eu proponho neste post.
Outras formas existem, por exemplo, dando-se mimos, gratificações e prazeres de outras formas, por exemplo meditando, lendo, passeando o cão, fazendo voluntariado, caminhando na praia, dando beijinhos, pintando, enfim vivendo ao máximo as coisas boas da vida para contrabalançar com os deveres e obrigações. :)
De Rita a 7 de Dezembro de 2011 às 00:11
Acho muito apropriado este post. Costumo cumprir com este tipo de "dieta", o problema são aqueles dias em que parece que falta qualquer coisinha e lá vou eu aos figos secos, q são tão doces e depois às nozes, isto tudo a tentar evitar as bolachas e afins. Tenho de voltar a reeducar o meu paladar, pois adoro fruta mas acabo por a consumir de mais e quanto mais açúcar consumimos mais o corpo pede, pelo menos acontece-me. Queria no entanto colocar-lhe duas questões, o cacau puro por exemplo da Greens & blacks, é aceitável a juntar ao leite de soja sem nenhuma adição de açúcar? E o que acha das caldeiradas de peixe espada e de atum? São aguadas mas levam azeite (sei que é uma gordura saudável mas não deixa de ser uma gordura). Já agora posso deixar uma sugestão de um post que acho interessante? Sugeria então um esclarecimento sobre a metabolização dos hidratos de carbono, proteínas e as boas e más gorduras. Os artigos que encontramos na internet não são, parece-me, muito fiáveis. Obrigada e continuações de um exelente trabalho.
De Madalena Munõz a 2 de Janeiro de 2012 às 12:39
Olá Rita, cacau puro é saudável apesar de não conhecer essa marca. Caldeiras e cataplanas fazem parte da lista das confeções e pratos saudáveis.
Bom apetite!

Comentar post

Perfil e Contactos

Madalena Muñoz
Life & Wellness Coach.



O meu Perfil aqui

O meu Email coaching@madalenamunoz.com

Posts recentes

Peso Pele Praia Prato: Pr...

Coaching para Emagrecer: ...

É preciso traduzir? É ist...

E mai nada. Fazer tempo p...

Aprenda a identificar o q...

Se nada muda, nada muda.....

Seja livre de escolher!

Não adianta obcecar: é be...

Quanto menos açucar comem...

Mas afinal quem é que man...

Arquivos

Maio 2015

Abril 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

blogs SAPO