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Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Índice de Massa Corporal (IMC) Como calcular?

O que é o Indice de Massa Corporal,  ou IMC?

O IMC é um dos mais usados critérios para determinar o estado de magreza-obesidade nos adultos, ou adolescentes de estatura de adulto. Para calcular o seu IMC divida o seu peso, em kilos (kg), pela sua altura em metros ao quadrado (m2 = m x m): Kg/m2

Por exemplo:    Peso = 70 kg, altura = 1.64 m,

IMC = 70 / (1.64 x 1.64) = 26.0 kg/m2

 

 

INTERPRETAÇÃO IMC:

O Índice de Massa Corporal é um número que associa o seu peso à sua altura (kg/m2) e que calcula assim, indirectamente, e de modo geral, se tem gordura a mais, a menos, ou se está “normal/saudável”.

 

IMC

Estado

Significado

 

<18,5

 

Magreza

Atenção!

Tem pouca massa gorda. Isto significa que o seu peso é baixo demais, o que pode diminuir a sua imunidade.

Aumente de peso comendo mais e melhor, e fazendo massa muscular

 

19 – 24,9

 

Peso Desejável

Parabéns!

Peso saudável. O mais certo é ter uma quantidade de massa gorda normal.

Concentre-se na manutenção do peso.

 

25 – 30

31 – 40

>40

Excesso de Peso:

Pré-Obesidade

Obesidade

Grande Obesidade

Cuidado!

Tem excesso de massa gorda. O excesso de peso põe-nos em maior risco de doenças coronárias, diabetes, pressão arterial elevada e alguns tipos de cancro. Uma baixa da auto-estima é igualmente preocupante. 

Perca peso comendo menos e melhor e fazendo exercício físico regular.

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Publicado por Madalena Munõz às 08:56
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7 comentários:
De Ana a 27 de Outubro de 2010 às 14:41
Olá dr.ª Madalena
A minha questão prende-se com o consumo de pão. Geralmente como ao lanche um pão integral com cerca de 50 gramas, contudo li que existe um pão que é mais saudável que é o prokorn. contudo esse pão pesa mais do que o integral e eu não sei se esse peso se deve ao facto de conter na sua base mais mistura de farinhas e de cereais e se por isso, por pesar mais engorda mais do que o integral ou se é igual. Na sua opinião qual é o pão mais indicado para manter o peso e mais saudável e quantas gramas devo ingerir de cada um - o integral ou o prokorn/cereais?
Obrigada pela atenção e espero que me possa ajudar

Ana
De Madalena Munõz a 3 de Novembro de 2010 às 13:08
O que pesa mais, 50 g de algodão ou 50 g de ferro? :)
até já...
De M a 1 de Novembro de 2010 às 19:27
Boa Tarde! Descobri recentente o seu blog e digo-lhe desde já que me foi muito útil. Gostava que me tirasse uma dúvida. Eu tenho 17 anos e há cerca de uma ano e meio mudei a minha alimentação. Não sei porque razão mais houve uma altura em que engordei bastante sem saber muito bem porquê. Começou afectar-me psicologicamente e tive de mudar os meus habitos alimentares. Desde aí que cortei com os fritos, bolachas, doces e etc. Entretanto atingi o meu peso ideal mas tenho muito receio de voltar a engordar. Tomar um bom pequeno almoço foi um dilema para mim durante muito tempo, enjoava e so conseguia tomar leite e com esforço. Entretanto comecei a conseguir comer cereais e agora tornou-se a refeição mais importante para mim. Contudo, não tenho o habito de comer fruta, mesmo sabendo que é recomendavel. Tenho comido 1 banana ao pequeno almoço de vez em quando, é a unica fruta que consigo comer nessa altura,e gosto muito, mas tenho medo de engordar pois sei que é das frutas com maior nº de calorias. Agradecia se me esclarecesse.

Cumprimentos
M.
De Madalena Munõz a 3 de Novembro de 2010 às 13:11
Uma banana contém aproximadamente 90-100 kcal (calorias), e muitos outros benefícios - pode comer; contudo varie de fruta e não coma demais, nem desta nem de quase nenhuma (com a excepção da melancia, meloa, melão, papaia e morangos, as frutas menos calóricas, onde pode comer mais).
De M a 3 de Novembro de 2010 às 17:38
Obrigada por me esclarecer! Eu costumo comer cerca de 3 peças de fruta por dia, normalmente diferentes. Só às vezes as maçãs é que repito por ser aquela fruta que está sempre à mão.
De Rui Martins a 24 de Janeiro de 2011 às 17:17
Chamo-me Rui Martins, tenho 180mts e peso 104Kgs.

Segundo esta tabela, eu sou obeso.

No entanto, pratico desporto e de gordo não tenho nada.

Tenho o six-pack " bem á vista.

Como é que é possível?

Cumprimentos
De Madalena Munõz a 25 de Janeiro de 2011 às 13:52
Caro Rui,
Existem claras limitações a uma fórmula que com apenas duas coordenadas (peso e altura) tentam descrever o grau de magreza/obesidade do ser humano... Mas seja como for, é uma ferramenta com utilidade.
Contudo, e aponta uma questão muito importante, o que importa, no final do dia, é a percentagem/quantidade de adiposidade no corpo, sendo essa, aliás a definição de obesidade: excesso de gordura corporal!
Sendo que o peso é composto por várias partes, o IMC não as distingue - é essa a sua limitação prática. E sendo que o Rui tem, pelo quem conta, muito do seu peso em forma de músculo, o seu IMC não é útil nem válido para si. Sendo assim, meça a percentagem de gordura corporal, e avalie-se assim.
Espero ter esclarecido.
Obrigada,
Madalena Muñoz

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