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Sexta-feira, 7 de Dezembro de 2007

Soja, Edamame e digestão

O meu marido ouviu um Médico dizer (creio que na rádio) que o nosso organismo não digere a soja. Algum fundo de verdade?

 

Que o nosso organismo não fique tanto mais saudável quanto mais soja comermos é uma boa hipótese, pois há que esperar por mais estudos para se saber ao certo todas as vantagens e desvantagens da soja. Mas afirmar que não se digere a soja seria o mesmo que dizer que ela entra e sai do nosso organismo tal e qual, o que não é verdade. Se comer uma colher de sobremesa de sementes de linhaça inteiras, aí sim, não as consegue digerir -- poderá constatar isso nas fezes. (A linhaça deve por isso ser moída/triturada para que não sirva apenas de fibra alimentar). A soja, contudo, uma vez consumida, é absorvida e transformada em energia, proteína, e outros factores interessantes para a nossa saúde -- ou seja, é digerida. Dito isto, há alimentos com maior ou menor digestibilidade e biodisponibilidade; e cada pessoa tem maior ou menor capacidade digerir certos alimentos. Eu só não quiz levantar essas questões, porque factores antinutricionais, por exemplo, existem na soja mas também em muitos outros alimentos, e não quiz "alarmar". O álcool, o café e o chá têm factores antinutricionais, mas irá deixar de os consumir?
 
 É que chegaremos à conclusão habitual: Moderação, Equilíbrio e Variedade são fundamentais para uma (vida e) alimentação saudável! Nada como o bom senso.
  
"A facilidade relativa com que os inibidores de proteases podem ser destruídos pelo calor permitiu o uso popular de feijões, como uma fonte importante de proteína na dieta humana e animal (Liener, 1994)." Leia mais em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1415-52732000000100001&lng=en&nrm=iso

 
Em termos nutricionais, em cada 100 g, e benefícios para a saúde, a Edamame apresenta:
  • Apenas 120 calorias; um bom alimento para qualquer regime de emagrecimento ou manutenção do peso.
  • Muita proteína e de elevada qualidade (11 g); quando comparada com as outras leguminosas é a mais rica em proteína e a única que tem proteína completa, ou de qualidade equivalente à da carne/peixe (daí dizer-se que a soja é um substituto à carne). Ainda por confirmar, mas possivelmente as isoflavonas de soja protegem-nos contra certos tipos de cancro (mama, endométrio, próstata e cólon), amenizam os sintomas da menopausa e previnem o agravamento da osteoporose associada; talvez previna e trate hipertensão.
  • Pouca gordura (5 g) e de boa qualidade; quando comparada com outras leguminosas tem mais gordura; em relação à carne tem menos mas é uma gordura mais saudável, porque é de origem vegetal (e por isso não tem colesterol). Protege-nos de doenças cardiovasculares, baixa o "mau" colesterol (LDL) e eleva o "bom" (HDL).
  • Relativamente baixo teor de hidratos de carbono comparado com outros feijões (10 g). Boa fonte de energia e poder saciante.
  • É naturalmente uma boa fonte de fibra (5 g). Poder saciante e ajuda a regular o trânsito intestinal.
  • tem ainda cálcio, vitamina C e ferro em quantidades apreciáveis.

 

Aconselho a: Consumir a soja (e as outras leguminosas) cozinhadas, especialmente cozidas em água. Beneficiará assim das muitas vantagens nutricionais que já mencionei, e ao reduzir o consumo de produtos animais em seu favor, aumentará ainda mais os benefícios para a sua saúde. Coma 2 a 3 vezes por semana soja ou seus produtos, podendo a bebida de soja ser consumida mais frequentemente.
 
 
Espero que tenha ficado esclarecida.
 
Melhores cumprimentos,
Madalena Muñoz
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Publicado por Madalena Munõz às 16:26
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