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Segunda-feira, 5 de Julho de 2010

Como emagrecer a trabalhar por turnos

Ola! Bom Dia!

Venho por aqui tentar solucionar, ou seja, ter uma opinião de como posso perder uns quilinhos que ganhei a mais. Há cerca de 3 anos, tinha eu 31 anos, pesava cerca de 55 a 56 kg, acontece que entretanto mudei de emprego e pela primeira vez trabalho por turnos rotativos, ou seja, ou trabalho de manha, de tarde ou noite (das 22h às 6h30) e na mudança de turno tenho folga.

Em cada turno tenho de descanso 1 hora e quando faço turno da noite não durmo durante o serviço, ou seja, só quando saio às 6h30 chego a casa e durmo, além disso é o pior horário para mim, porque é quando menos durmo (cerca de 5 a 6 horas de sono) e quando menos alimento. Durante o dia deste a única refeição que faço completa é o jantar. Este ritmo de vida prejudicou-me muito a nível pessoal, a mim mesmo, e principalmente a nível de alimentação e descanso. Neste momento estou a pesar 66 Kg o que é um "drama" para mim, porque eu vestia de calças o 36 e agora é o 40 ou 42, fico com os nervos mesmo à flor da pele quando vou experimentar alguma roupa e não serve e tenho tendência a ganhar gordura na parte das coxas e nádegas, que são os piores locais para mim. Antes tinha uma barriga bem lisinha e cintura fina, até nesse local ganhei volume, principalmente estômago. Já me inscrevi num ginásio e esforço-me mesmo a fazer os exercicios mas continuo com o mesmo peso. Um dos problemas que eu tenho é obstipação o que com os exercícios tenho vindo a melhorar. O que eu pretendia mesmo saber se existe alguma forma ou plano de alimentação para este ritmo de vida/trabalho e como recuperar as minhas formas anteriores e sentir bem comigo.

Desta forma gostaria ter uma opinião sua sobre este meu estado.

Agradeço desde já sua disponibilidade e compreensão.

Sofia

 

 

RESPOSTA:

 

Cara Sofia Para se controlar um pouco mais tente fazer uma lista de alimentos a ingerir em 24 h, e ajuste o melhor que puder nos seus turnos. Por exemplo: 1,5 L água 2 colheres sopa de Azeite 2 iogurtes + 1 copo de leite 3 peças fruta 2x por dia legumes/verduras 3 refeições/dia com cereais e derivados (pão ao Pequeno almoço, arroz ao almoço e massa ao jantar, sejam estas refeições a que "hora for", por exemplo) 4 colheres de sopa cheias de leguminosas (no prato e na sopa) 100 g carne/peixe/aves ou 2 ovos Isto é apenas um exemplo. Era preciso ter uma consulta para personalizar para si, isto não constitui uma consulta nem é uma dieta. O sono afecta muito o nosso apetite, por isso há que dar um desconto e não se massacrar demasiado com o facto de ter aumentado de peso...

 

Boa sorte Sofia, espero ter ajudado

Madalena Muñoz

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Publicado por Madalena Munõz às 13:14
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