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Terça-feira, 17 de Julho de 2007

Tem de Comer para Emagrecer

Cara Dra. Madalena,

Tenho 1,70 e o meu peso oscila entre os 59/60, o que como pode  verificar estou muito acima do chamado "normal". Já passei por um periodo de magreza que consegui ultrapassar (a minha  alimentação diária resumia-se a uma taça de cereais com iogurte de  manhã, um iogurte com 3 bolachas integrais ao meio da manhã, 1/2 sopa  e uma maçã ao almoço, um iogurte e 3 bolachas integrais à tarde e  jantava 1/2 sopa e uma maçã) e nos dias que correm tenho uma  alimentação muito regrada, sigo um regime ovo-lácteo-vegetariano e por  vezes incluo peixe na alimentação. O pior é que desde que deixei a  magreza e o regime alimentar restrito, tenho "ataques" de fome que  podem ser desencadeados por qualquer situação que não consigo  explicar, por vezes sem razão também os tenho. Nestes ataques consigo  
ingerir quantidades enormes de comida, não tenho qualquer prazer no  que como porque quase não sinto o sabor dos alimentos e daí que não  consiga emagrecer nem uma grama, bem pelo contrário estou a engordar  imenso. Por vezes recorro a laxantes para eliminar tudo. Gostaria que  me orientasse sobre o que fazer, a quem recorrer ou se simplesmente  
sozinha consigo ultrapassar esta situação.

 

Resposta:

Querida P,
parece-me a mim que o seu corpo está FAMINTO, e por isso tem esses ataques. A
sobrevivência é algo de muito forte, a mãe natureza lá sabe porque faz o que  faz.

Um regime muito restrito faz-nos mal também psicologicamente. Relaxe um pouco pois isso
está-se a virar-se contra si. O que tanto tenta fazer, controlar-se, está a ter efeitos opostos, o descontrole.


Tem de comer! Faça 4 a 5 refeições ao dia, começando com um completo pequeno almoço composto de iogurtes, pão e 1 fruta, depois coma algo antes do almoço se tiver fome, por exemplo 1 iogurte líquido; ao almoço coma peixe com 1-2 batatas e muitas couves ou grelos ou feijão verde. Ao lanche coma quando tiver fome 1 banana e 1 iogurte natural com um pouco de mel, ou chá e torradas com pouca manteiga magra, ou tostas de centeio com um pouco de manteiga de amendoim e 1 copo de leite de soja. Ao jantar coma sopa, e depois um pouco de arroz com feijão preto salteado em tomate, cebola e coentros. Ao serão faça um chá de limão.

 

Tente comer várias vezes ao dia para controlar a sua fome, coma pouco de cada vez, pausadamente.

Quanto ao que diz sobre o seu peso, está errada; não está nada muito acima do normal, está bastante magra (mas normal) para a sua altura.

Não devia tomar laxantes para emagrecer mas sim fazer 45-60 min de exercício físico diariamente.

Se calhar beneficiaria de exercícios de relaxamento, tal como yoga, meditação, massagens, oração, etc., pois a mente controla tudo.

Felicidades e depois conte-me como resultou para si.

Madalena Muñoz

www.madalenamunoz.com

93 828 73 98

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Publicado por Madalena Munõz às 16:59
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8 comentários:
De tefa a 30 de Abril de 2008 às 12:39
Olá sei do que fala e se sente, eu tenho 1.72 e meu peso oscila entre os 59 e 62.Devo dizer que concordo com tudo o que a dra disse.Pois um regime tão repetitivo e restrito como o que estava a fazer é normal daí resultar esses ataques à comida, em nem se sabe nem saboreia o que se está a engolir..Fazer uma dieta equilibrada e variada resulta+ exercício+ estratégias para não devorar a comida que é de facto o mais complicado de conseguir!Força não desista, passo pelo mesmo e todos os dias é uma luta!Não podemos desistir e principalemnte aprender com os erros!
De ANA MARIA a 26 de Junho de 2011 às 22:49
oi eu fiquei muito feliz de ter feito a dieta e foncionar muito obrigada
De Paula a 19 de Junho de 2008 às 12:09
Curioso, também decidi ler algo sobre dietistas ou nutricionistas, porque 1º- sinto-me gorducha! Em 2º falta-me força para conseguir ir em frente!
Gorducha de barriguita, demais para o meu gosto, e não tem nada a ver com os outros eu simplesmente não me sinto bem assim , nada me fica bem, é uma coisa muito séria! Sempre disse e digo, não quero agradar a ninguém, sou o que sou e a minha natureza é assim, mas durante o dia posso comer pouco, refeiçoes leves, mas chego a casa é um terror, procuro comer comer e comer, dentro de alguns limites claro, e como ja li aqui em varias partes, nada de emagrecer uma grama!
Bem, eu sei que sofro de algum disturbio e só eu o poderei avaliar, a ansiedade é um deles.
Vou recorrer a um dietista, sem dúvida e fazer mais exercicio, pois não faço o suficiente.
Oxalá todas nós consigamos tudo o k desejamos, mas realmente não ha nada a fazer....sem sacrificio.
um bj para todas
De marina a 13 de Fevereiro de 2009 às 17:31
ola. sou a marina. e sou gorda nas pernas. preciso de perder 7cm de gosdura das perdas. pode-m ajudar a emegrecer num mex.
De Madalena Munõz a 27 de Fevereiro de 2009 às 20:12
Num mês? E se for 1 mês e 4 dias...? 7 cm? Hmmmm... Querida, sugiro fazer o seu melhor. Depois logo se vê quantos meses ou dias são necessários! OK? Sabe o que há-de fazer para emagrecer com saúde?

Para não me repetir leia aqui e diga-me se foi útil:
http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/search?q=emagrecer&Submit=OK

1 beijinho
Madalena Muñoz
De Ana a 19 de Março de 2009 às 13:02
Doutora Madalena, li o post e os respectivos comentários e fiquei com uma dúvida: não é suposto 59 a 60 quilos ser o ideal (em termos padrão) para uma pessoa com 1m e 70 cm??
Encontro-me de momento numa situação um pouco complexa em relação a peso e comida, etc... porém a fazer caminho de recuperação. De há um tempo para cá quero adoptar uma ideia (já tenho a ideia, agora quero que o emocional concorde com o racional!), que é a seguinte:
1. Existe um índice padrão de massa corporal ideal (o que significa que uma pessoa saudavel pode corresponder ou sair um pouco desse indice, dependendo das suas especificidades).

2. Se uma pessoa faz uma alimentação regrada (com alimentos saudaveis) mas sente fome, algo está mal. Pode ser de causa orgânica ou pode estar a cumprir um regime alimentar demasiado restritivo e que nao satisfaz as suas necessidades.

3. Uma pessoa tem o peso ideal quando se alimenta de forma correcta, ingerindo os nutrientes que necessita, na quantidade que necessita e cometendo também os chamados"pecados" (com conta peso e medida, porque também fazem parte do equilibrio!).

Ora, esta é a "tal" conclusao a que cheguei recentemente, que quero interiorizar e que penso ser apropriada para este post:
Uma pessoa que se alimente de forma saudavel não será necessáriamente magra. Nao sera, por certo, necessariamente gorda, mas penso que muitas vezes a imagem que temos é que quem come correcta e saudavelmente é necessáriamente magro; e que quem nao é magro é porque nao come correcta e saudavelmente.
De Cristina a 19 de Outubro de 2010 às 14:40
Bom dia Dra!
Não sabia onde lhe escrever, então decidi comentar aqui.
Tenho 19 anos, 1,75cm e 63kg. Não me considero gorda, mas não estou com o peso ideal para o que pretendo (fazer trabalhos na área da moda). Tenho gorduras acumuladas na anca e um bocado de barriga e é isso que me preocupa, pois uma modelo não pode sequer ter os chamados "pneus".
À cerca de um mês e meio comecei a mudar algumas coisas na minha alimentação: deixei os refrigerantes (concentrados) e passei a beber água às refeições; comecei a comer mais fruta, principalmente ao lanche e no fim das refeições; diminui a quantidade de doces (em vez de comer um bolo inteiro como metade ou nem isso); deixei as bolachas de chocolate, etc e passei a comer apenas bolacha Maria e digestivas. Além disto tudo, faço ginásio 2 vezes por semana.
Concluindo Dra, o que me preocupa é que em vez de conseguir emagrecer, estou a engordar (pesava 62kg à uns dias) e isso desmotiva-me imenso pois passei a levar uma vida que antes não conseguia e afinal não estou a ver resultados.
Peço-lhe que me aconselhe, e me diga o que estou a fazer mal.

Obrigada pelo tempo disponibilizado!
De Madalena Munõz a 2 de Dezembro de 2010 às 14:49
Só engorda se tiver a comer mais kcal das que gasta... Se acha que está a comer bem, então gaste mais pois 2 dias no ginásio por semana não dá para muito!
Há inda que saber que existem oscilações até 3 kg em água... não há que alarmar, não é gordura.

felicidades,
MM

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