Bem vindos!

Bem vindos ao maravilhoso mundo do coaching!
Coaching é acção acompanhada para rápidos resultados.


Questões sobre Life Coaching e marcação de sessões? Aqui

Pesquisa

 

TAGS/Temas

vários(344)

coaching(104)

resoluções ano novo(5)

comedores compulsivos anónimos(1)

televisão(1)

todas as tags

Nº Visitas

Terça-feira, 26 de Junho de 2007

Alimentação de Crianças

Não é a primeira vez que a contacto e como os seus conselhos foram muito úteis, resolvi voltar a escrever.

 

O rapaz (...) tem crescido a olhos vistos (...) acho que tem umas gorduritas a mais na barriga, mas como ele faz [desporto] diariamente, fico sem saber que mais fazer a não ser “refilar” e tirar-lhe da mão, sempre que o vejo a comer batatas fritas, a repetir o pão com manteiga (...) O problema é que tem sempre fome e receio que agora nas férias, na casa dos avós, a coisa piore porque avós são avós... Tem alguma sugestão para me dar?

 

A irmã funciona ao contrário. Nos seus 7 anos e 1,35 de altura (dados de Março) pesa cerca de 33 kg  É mais de petiscar: um iogurte agora, uma banana mais logo, um pão dali por um bocado e as refeições são um suplício porque [é mais esquisita de boca].

Como mãe que todos os dias tem que preparar os almoços para levar para a escola vejo-me aflita para agradar às crianças e principalmente, alimentá-las bem. 

 

Tendo em conta as diferentes fases de crescimento de cada um, como poderei equilibrar as refeições de ambos?

Resposta:

 

Agradar a Gregos e a Troianos é sempre uma aposta perdedora. Escolha um menu somente, multi-partes, pois alguma das partes ele e ela hão-de gostar. Não faça algo para cada um, pois tenho clientes (mães) de 50-60 anos com filhos de 25 - 30 anos a quem até hoje se vêem na obrigação de cozinhar pratos diferentes consoante os gostos ou as manias (por ex. dietas...). Já para não mencionar o pai, que por vezes também exige pratos diferentes! Quase nunca há o devido apreço da família para tal esforço, fica a minha sugestão de não se porem as mães a jeito para esta situação (a não ser que haja uma forte razão).

 

 

Pelo que me diz os seus filhotes gostam de muitas escolhas até, o que é muito positivo.

 

Inclua os seguintes elementos nas principais refeições (almoço e jantares, sempre que possível em família):

  1. Uma fonte de proteína, tal como o peixe ou os feijões
  2. Uma fonte de hidratos de carbono, tal como arroz, batatas ou grão
  3. Uma hortícola, tal como cenoura ralada
  4. Pão
  5. Manteiga ou azeite
  6. Fruta

Com estes elementos pode montar várias refeições, tal como:

1 - Bacalhau cozido e desfiado com grão, salada ou legumes, e uma maçã.

2 - Caldeirada de Peixe – com peixe sem espinhas, tomate, pimentos, cebola e batata, e uma clementina do algarve.

3 - Frango estufado com ervilhas, cenoura e arroz, e uma pêra Rocha.

4 - Bolonhesa vegetariana - com soja desidratada, molho de tomate, cebola, coentros, servido com esparguete, e uma fruta da época. A soja desidratada é uma fonte de proteína (vegetal).

5 - Esparguete com almôndegas (podem ser de soja) ou douradinhos no forno, salada de tomate e cenoura ou brócolos ao vapor, e uma nectarina.

 

Tenha na mesa pão e manteiga ou azeite, porque se a criança não gostar de mais nada comerá algo tão simples quanto isso. Se decidiu servir sopa de legumes e a criança gostar, é mais uma opção. Pode servir leite, ou bebida de soja, para fortalecer a refeição e compensar a proteína que possa não ter comido. Contando com a sopa e com o leite, soma sete ou oito variedades e aposto que não considera isto nenhum esforço de super mulher!

 

 

Quanto à questão de "refilar" com o seu filho para ele parár de comer...

Os pais que limitam a quantidade de alimento a uma criança que ainda não está satisfeita, causam no seu filho um receio inapropriado e prejudicial: “terei eu suficiente que comer?” Em estado de alerta, a criança pode passar a comer demais sempre que puder (e isto é uma questão de tempo, por exemplo poderá manifestar-se - lá está - na liberdade da casa dos avós), e isso desregulariza o seu mecanismo interno de fome e saciedade, o que pode levar a que fique gorda ou obesa. Portanto, é a minha opinião profissional que deve CONFIAR no seu filho quanto às quantidades. O papel dos adultos, a meu ver, é de fornecerem boas escolhas alimentares, comerem à mesa com eles para as socializar, e regrarem as horas e os locais das refeições. Se cada lado fizer a sua parte, não haverá (tantas) bulhas :-)

TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 17:35
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos

Perfil e Contactos

Madalena Muñoz
Life & Wellness Coach.



O meu Perfil aqui

O meu Email coaching@madalenamunoz.com

Posts recentes

Peso Pele Praia Prato: Pr...

Coaching para Emagrecer: ...

É preciso traduzir? É ist...

E mai nada. Fazer tempo p...

Aprenda a identificar o q...

Se nada muda, nada muda.....

Seja livre de escolher!

Não adianta obcecar: é be...

Quanto menos açucar comem...

Mas afinal quem é que man...

Arquivos

Maio 2015

Abril 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

blogs SAPO