Bem vindos!

Bem vindos ao maravilhoso mundo do coaching!
Coaching é acção acompanhada para rápidos resultados.


Questões sobre Life Coaching e marcação de sessões? Aqui

Pesquisa

 

TAGS/Temas

vários(344)

coaching(104)

resoluções ano novo(5)

comedores compulsivos anónimos(1)

televisão(1)

todas as tags

Nº Visitas

Quinta-feira, 22 de Março de 2012

Testemunho duma cliente excelente no Planeamento das Refeições

Olá Dr.ª Madalena,

 

Tal como prometido na consulta de seguimento do plano alimentar, cá estou eu a partilhar a minha experiência de planeamento das refeições.

Esta ideia começou quando ainda em casa dos nossos pais, eu e o meu namorado, queríamos fazer o jantar e a tão afamada pergunta surgia
“o que é que queres jantar?”, as mais famosas e irritantes respostas apareciam “qualquer coisa” , “não me apetece nada de especial”,”não sei, escolhe tu”, para quem vai cozinhar estas são as piores respostas,  ou não?

O tempo que demorávamos desde perguntar até pegar na faca e começar a preparar o jantar era imenso, perder mais tempo a pensar no jantar do que propriamente a fazê-lo, não é o objectivo!

 

-----

Excelente testemunho!

Ainda tenho de pensar como vou descarregar aqui o ficheiro do exemplo anexo que a Cristina me enviou, para poderem ver a ferramenta que ela elaborou para o planeamento das refeições e idas às compras!

TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 14:48
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos

Calorias em perspectiva

Uma colher de sopa comporta cerca de 10 g de azeite; uma colher de sobremesa, 15 g de manteiga. Estas quantidades equivalem a 100 calorias, cada.
Se uma mulher ingerir 2000 calorias por dia, e um homem 2500 kcal/d, façam as contas... 5 porções daquelas são muito fáceis de acumular (confeção, tempero, etc.) e representam uma % apreciável do total das calorias diárias: 20-25%. Se tivermos em conta ...toda a outra gordura que ingerimos - a natural aos alimentos (versus a de adição), existente desde a carne, ovos e peixe, passando pelas bolachas, chocolate e terminando nas nozes e nos lácteos - muito facilmente se ultrapassa a recomendação diária para a gordura total diária: 15-30%, (segundo a OMS).

De referir ainda que acima de tudo há que privilegiar a gordura de origem vegetal (azeite, nozes, etc.) e marinha (omega 3 de cadeia longa), e eliminar as gorduras vegetais hidrogenadas (ler os rótulos e evitar comidas industrializadas; GREVE destas porcarias recomenda-se numa base diária!)
TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 13:58
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos
Quinta-feira, 8 de Março de 2012

BOAS sensações e IMEDIATAS recompensas levam à manutenção da prática duma modalidade de exercício físico :)) Parece óbvio mas a maioria das pessoas que quer reduzir peso/emagrecer, não aposta nestas associações positivas... e depois desiste!

Estas são transcrições de posts e/ou comentários que escrevi no meu facebook:
 
1 - "gosta de arejar as ideias? gosta de reduzir os níveis de ansiedade e stress? gosta de oxigenar o cérebro para mais criatividade? gosta de mudar de cenário para ter melhor disposição? gosta de garantir que chega a horas aos sítios? gosta de poupar gasolina ou ser eco friendly? gosta de sentir o corpo a aquecer em dias frios? gosta de sentir o sol? gosta de ouvir música enquanto, por ex. caminha? go...sta de pôr as ideias em ordem, sozinho ou ao telemóvel, longe de tudo? gosta de contar os km percorridos? gosta do tic-tac mental que, por ex. caminhar lhe proporciona, uma quase sensação de hipnose? gosta de encontrar caminhos novos? gosta de supresas? gosta de vistas bonitas - mar, campo, parques, arquitectura, pessoas? gosta da natureza? gosta da companhia dum animal? gosta de meditar? gosta de como o seu corpo reage ao mexê-lo de certas formas? gosta de se superar? gosta de se divertir? gosta do ar livre?
De que mais é que GOSTA e que possa obter via estas ou tantas outras BOAS SENSAÇÕES, através da prática de actividade ou exercício físico?
>>> Se SENTIR os benefícios da actividade física imediatamente, tais como estes, irá manter-se regularmente ACTIVO!!! Caso contrário, vai desistir e tornar-se sedentárioooOOOoooooo.

(deixo-vos o meu exemplo pessoal: é por causa de todas estas razões e mais algumas que eu adoro ir e vir a pé para a clínica e para todo o lado, e fico triste quando estou impedida de o fazer; não o faço porque "sei que faz bem" mas sim porque "me sinto muito bem"... entendem a diferença?)"
 
2 - Outras BOAS SENSAÇÕES e IMEDIATAS recompensas aliadas à prática de exercício físico são: 1) esquecer tudo o resto! há actividades onde dá para esquecer tudo o mais que se passa nas nossas vidas, é uma sensação de enorme leveza e liberdade! Estamos apenas no momento presente, no aqui e no agora - um lugar raro hoje em dia!
‎2) se a actividade for promotora de pensamentos, muitas vezes é durante o arejamento das ideias que tudo fica claro e se tomam as melhores decisões! muitas vezes é durante uma caminhada, longe do computador e das conversas, que tenho as melhores soluções para desafios profissionais! Esta é uma EXCELENTE razão para sair de casa com os ténis! :)
TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 12:13
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos
Terça-feira, 6 de Março de 2012

Receita escalfada

Esta é a fotografia dum escalfado de lentilhas encarnadas com medalhões de pescada a ser preparado. Inclui também azeite, muito alho, coentros e tomate seco ao sol, e sal grosso iodado.

 

Como fiz:

Comecei com um mini refogado com parte dos alhos laminados, parte dos coentros e todo o tomate seco em tirinhas; digo mini, porque usei pouco azeite (3 c. sopa) e ficou no azeite apenas 2-3 minutos, apenas para contaminar os sabores de tudo a tudo (principalmente a alho e a coentros ao azeite e ao tomate seco).
Depois juntei água, deixei ferver e juntei as lentilhas secas (precisam de 10-15 minutos cozedura); deixei cozer 5 minutos.

Depois juntei a pescada (medalhões partidos ao meio, para absorver mais o sabor)
Faço tudo a olho, mas devo ter usado uma caneca de lentilhas para 3 medalhões (dá para três pessoas).
Deixar a ferver em lume brando tapado, e lentamente a água vai desaparecendo à medida que coze as lentilhas.
A 5 minutos do fim adicionei mais alho fresco laminado e coentros.

Ficou uma bomba de sabor maravilhosa!

Cuidado não cozer demasiado as lentilhas, ou ficam espapaçadas. De vez em quando ir lá provar.


Uma vez cozi-as demais e fiquei com uma deliciosa açorda :)), há que aproveitar todas as texturas que as aventuras proporcionam! :)
BOM APETITE!

TAGS/Temas:
Publicado por Madalena Munõz às 12:34
Link | Comentar | Adicionar aos favoritos

Perfil e Contactos

Madalena Muñoz
Life & Wellness Coach.



O meu Perfil aqui

O meu Email coaching@madalenamunoz.com

Posts recentes

Peso Pele Praia Prato: Pr...

Coaching para Emagrecer: ...

É preciso traduzir? É ist...

E mai nada. Fazer tempo p...

Aprenda a identificar o q...

Se nada muda, nada muda.....

Seja livre de escolher!

Não adianta obcecar: é be...

Quanto menos açucar comem...

Mas afinal quem é que man...

Arquivos

Maio 2015

Abril 2015

Fevereiro 2015

Janeiro 2015

Dezembro 2014

Outubro 2014

Setembro 2014

Julho 2014

Junho 2014

Maio 2014

Abril 2014

Março 2014

Fevereiro 2014

Janeiro 2014

Dezembro 2013

Novembro 2013

Outubro 2013

Setembro 2013

Agosto 2013

Julho 2013

Junho 2013

Maio 2013

Abril 2013

Março 2013

Fevereiro 2013

Janeiro 2013

Dezembro 2012

Novembro 2012

Outubro 2012

Setembro 2012

Agosto 2012

Julho 2012

Junho 2012

Maio 2012

Abril 2012

Março 2012

Fevereiro 2012

Janeiro 2012

Dezembro 2011

Novembro 2011

Outubro 2011

Setembro 2011

Agosto 2011

Julho 2011

Junho 2011

Maio 2011

Abril 2011

Março 2011

Janeiro 2011

Dezembro 2010

Novembro 2010

Outubro 2010

Setembro 2010

Agosto 2010

Julho 2010

Junho 2010

Maio 2010

Abril 2010

Março 2010

Fevereiro 2010

Janeiro 2010

Dezembro 2009

Novembro 2009

Outubro 2009

Setembro 2009

Agosto 2009

Julho 2009

Junho 2009

Maio 2009

Abril 2009

Março 2009

Fevereiro 2009

Janeiro 2009

Dezembro 2008

Novembro 2008

Outubro 2008

Setembro 2008

Agosto 2008

Julho 2008

Junho 2008

Maio 2008

Abril 2008

Março 2008

Fevereiro 2008

Janeiro 2008

Dezembro 2007

Novembro 2007

Outubro 2007

Agosto 2007

Julho 2007

Junho 2007

Maio 2007

blogs SAPO