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Sexta-feira, 22 de Outubro de 2010

Índice de Massa Corporal (IMC) Como calcular?

O que é o Indice de Massa Corporal,  ou IMC?

O IMC é um dos mais usados critérios para determinar o estado de magreza-obesidade nos adultos, ou adolescentes de estatura de adulto. Para calcular o seu IMC divida o seu peso, em kilos (kg), pela sua altura em metros ao quadrado (m2 = m x m): Kg/m2

Por exemplo:    Peso = 70 kg, altura = 1.64 m,

IMC = 70 / (1.64 x 1.64) = 26.0 kg/m2

 

 

INTERPRETAÇÃO IMC:

O Índice de Massa Corporal é um número que associa o seu peso à sua altura (kg/m2) e que calcula assim, indirectamente, e de modo geral, se tem gordura a mais, a menos, ou se está “normal/saudável”.

 

IMC

Estado

Significado

 

<18,5

 

Magreza

Atenção!

Tem pouca massa gorda. Isto significa que o seu peso é baixo demais, o que pode diminuir a sua imunidade.

Aumente de peso comendo mais e melhor, e fazendo massa muscular

 

19 – 24,9

 

Peso Desejável

Parabéns!

Peso saudável. O mais certo é ter uma quantidade de massa gorda normal.

Concentre-se na manutenção do peso.

 

25 – 30

31 – 40

>40

Excesso de Peso:

Pré-Obesidade

Obesidade

Grande Obesidade

Cuidado!

Tem excesso de massa gorda. O excesso de peso põe-nos em maior risco de doenças coronárias, diabetes, pressão arterial elevada e alguns tipos de cancro. Uma baixa da auto-estima é igualmente preocupante. 

Perca peso comendo menos e melhor e fazendo exercício físico regular.

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Publicado por Madalena Munõz às 08:56
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Quarta-feira, 20 de Outubro de 2010

Novidade! "Controlo de Peso" no Facebook

 

Novidade! "Controlo de Peso" - o seu Clube de Perda, Manutenção e Ganho de peso no Facebook!

 

Para Aderir basta ir ao link em baixo e partilhar os seus objectivos e os seus maiores obstáculos... e já é sócio/a!

(eu, Madalena Muñoz, irei espreitar e orientar de tempos a tempos mas... este Clube é para vocês!)

 http://www.facebook.com/profile.php?id=647132482

(Tem de estar ligado - fazendo o login no Facebook - para conseguir visualizar)

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Publicado por Madalena Munõz às 00:31
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Segunda-feira, 18 de Outubro de 2010

Nervos e Falta de Apetite

Boa noite.

 

Em primeiro lugar, gostaria de dar os parabéns pelo blog. Numa altura em que tanto se fala de alimentação saudável e acerca do que devemos e não devemos comer, é bom que existam locais como este onde se possa consultar informação de fonte segura.  

 

A minha questão prende-se com a falta de apetite.

Sou estudante e, em alturas de maior trabalho, geralmente os nervos atrapalham-me e fico com dores de estômago, perdendo completamente o apetite. Torna-se muito difícil comer o que quer que seja, uma vez que parece que tudo “cai mal”. Gostaria de saber o que devo fazer nestas alturas pois acabo, muitas vezes, por não fazer refeições completas e me sentir fraca, embora não tenha apetite. Que alimentos são de mais fácil digestão? O que devo escolher?

 

Ficaria muito grata se me desse algumas dicas para contornar este problema. 

Atenciosamente,

T.

 

 

RESPOSTA:

Viva T.!

Até aprender a viver com mais serenidade, tente comer coisas frias - fruta, legumes, gaspacho; comidas moles e fáceis de engolir como papas de aveia, arroz com frango ou peixe e cenoura cozidos, faça batidos de fruta com leite e germen de trigo, sopas grossas; aposte portanto no engolir versus o trincar.
 
Para mais ajuda personalizada, marque uma consulta de nutrição.
 
Felicidades,

 
Madalena Muñoz
Nutricionista
+351 93 828 7398
Dicas Saudáveis/Consultas 100% Online: http://www.rituais.iol.pt
Facebook: http://www.facebook.com/pages/Madalena-Munoz-Nutricionista/138736476161787?ref=sgm

Idealmente a T. aprenderia a relativizar as coisas e a serenar...

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Publicado por Madalena Munõz às 11:33
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Segunda-feira, 4 de Outubro de 2010

Quantas bolachas?

Boa tarde,

 

As novas tecnologias são realmente fantásticas, nunca pensaria em escrever-lhe um mail… mas como tenho seguido as dicas no facebook, atrevo-me a pedir-lhe uma informação/ sugestão:

 

A meio da manha e a meio da tarde devemos ingerir um lanche.

Se eu comer um pacote daquelas “bolachas matinais”, em que cada bolacha tem 55 kcal um pacote inteiro tem 6 bolachas…

São 220 no total… é muito? Pouco? Como só 2 bolachas de manhã e 2 à tarde?

 

Junto 1 peça fruta? Como 2 tostas….?

 

Enfim… Nestas alturas do dia é quando faço mais disparates… e gostaria de uma dica… Desde já muito obrigada pela atenção dispensada e continue com todo o bom trabalho como até agora.

 

Cumprimentos,

Maria

 

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Publicado por Madalena Munõz às 17:00
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Sexta-feira, 1 de Outubro de 2010

Saladas que engordam...

Boa tarde Dra.

Acha que uma salada assim tem muitas calorias? Gosto de usar croutons, pêra abacate, molho cor de rosa. Que outros ingredientes as pessoas põem nas suas saladas sem saber que possam ter muitas calorias? Milho? Bacon? Fruta?

Obrigada pela ajuda,

Luisa

 

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Publicado por Madalena Munõz às 09:59
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Madalena Muñoz
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