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Sexta-feira, 23 de Julho de 2010

Alimentação para perder algum peso - Rapaz 12 anos

Olá boa tarde Doutora Madalena!

 

Peço desculpa pela minha ousadia de estar a incomoda-la, mas necessitava de uma orientação.

Sou casada mãe de dois filhos.

Neste caso gostaria de falar sobre o meu filho mais novo.

Faz este mês 12 anos, felizmente é uma criança saudável, mas neste momento estou a ficar preocupada com a estrutura física dele e com o excesso de peso.

Neste caso o meu filho mede a volte de 1,68, mas pesa 75 Kgs. Tem uma estrutura larga como o pai. Tem uma barriguinha e uns pneuzinhos [como o pai].

Õ meu problema é que já abordamos o tema e ele tem vontade de emagrecer, mas por outro lado cai na tentação.

Em casa tento fazer as refeições mais ou menos saudáveis, apenas bebe coca-cola light, não compro mais sumos, não compro bolachas de chocolate apenas de agua e sal. Não sei muito bem o que lhe posso tirar. E também ele pratica desporto, futebol 3 vezes por semana.

A idade é um pouco complicada, tenho de ter alguns cuidados para não ficar magoado.

Tenho esperança que nesta idade ele vá crescer mais e aí não engorde.

A minha pergunta, acha que o devo levar a um nutricionista, uma vez que sou do norte, ou aguardo mais algum tempo para ver a evolução do peso e estrutura.

 

O que poderei fazer para tentar melhorar o peso dele.

 

Por favor dê-me uma orientação.

 

Muito obrigada e mais uma vez desculpe.

 

 

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Publicado por Madalena Munõz às 10:37
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Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Gordura Localizada

Boa Tarde Drª. Madalena,

 Gostaria da sua opinião s/ o seguinte:

- Há poucos anos fui sujeita a uma tumorectomia com esvaziamento axilar, à qual se seguiram ciclos de quimioterapia e radioterapia, a que acrescem 5 anos de hormonoterapia (com Tamoxifeno). Em todo este processo engordei cerca de 11 kg que já perdi praticamente todos, mas fiquei com gordura acumulada no estômago e barriga, embora desde sempre faça uma alimentação equilibrada (sem fritos, fast food, muito poucos doces, ultimamente mais água e sumos, etc.etc.)- não pratico qualquer tipo de exercício (faço o possível por andar a pé o mais que posso), até porque depois da cirurgia fiquei com algumas limitações que me obrigam a não me cansar, a usar o menos possível o braço esquerdo principalmente não carregando pesos (acresce a tudo isto uma cirurgia ao menisco esquerdo e Lasik oftalmológico).

Haverá alguma coisa que eu possa fazer para ir diminuindo a quantidade de gordura acumulada? Será melhor marcar uma consulta?

Muito grata,

CB

 

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Publicado por Madalena Munõz às 14:23
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Segunda-feira, 19 de Julho de 2010

Kcal - quantas calorias gasto, quantas calorias preciso? para manter? para emagrecer?

Uma regra muito básica e simples seria multiplicar os quilos de peso corporal por 30-35 kcal/kg, para calcular o Dispêndio Energético Total, DET (kcal totais/dia), ou seja as kcal que seriam necessárias ingerir - para manter o peso. Assim uma pessoa com 55 kg precisaria entre 1650 - 1925 kcal/dia. Claro que se for uma pessoa muito activa pode precisar de mais...

 

Existem outras fórmulas, se quiser "complicar" (personalizar):

 

1) para pessoas de peso saudável (18.5 > IMC < 25):
Homens = 662 – 9,5 x Idade + AF x 15,9 x Peso + 540 x Altura
Mulheres = 354 – 6,9 x Idade + AF x 9,4 x Peso + 726 x Altura

 

2) para pessoas com excesso de peso (IMC > 25) e obesidade (IMC >30)

o DET é calculado desta forma:

 

Homens = 1086 – 10,1 x Idade + AF x 13,7 x Peso + 416 x Altura

Mulheres = 448 – 7,95 x Idade + AF x 11,4 x Peso + 619 x Altura

 

Id = Idade em anos
P= Peso em Kg
A= Altura em metros

 

Onde a AF (= Actividade Física) multiplica-se pelos seguintes factores - consoante o sexo e o nível:

 

HOMENS
Sedentário - 1
Pouco Activo – 1,12
Activo – 1, 29
Muito Activo – 1, 59

 

MULHERES
Sedentário - 1
Pouco Activo – 1, 16
Activo – 1, 27
Muito Activo – 1, 44

FOOD AND NUTRITION BOARD (FNB). Dietary reference intakes for energy, carbohydrate, fiber, fat,
fatty acids, cholesterol, protein, and amino acids (macronutrients). Washington, D.C.: Institute of Medicine of the National Academies Press, 2005.

 

Seguindo o exemplo acima, caso seja mulher, 25 anos, 1,57m (IMC = 55kg/1,57mx1,57m = 22,3), activa, o DET = 2045 kcal. Para emagrecer retirar-se-iam 300 a 600 kcal/dia a esse valor. Faça o seu cálculo nem que seja só uma vez para ter uma ideia e afinar um pouco a sua intuição calórica.

 

Madalena Muñoz

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Publicado por Madalena Munõz às 10:35
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Segunda-feira, 5 de Julho de 2010

Como emagrecer a trabalhar por turnos

Ola! Bom Dia!

Venho por aqui tentar solucionar, ou seja, ter uma opinião de como posso perder uns quilinhos que ganhei a mais. Há cerca de 3 anos, tinha eu 31 anos, pesava cerca de 55 a 56 kg, acontece que entretanto mudei de emprego e pela primeira vez trabalho por turnos rotativos, ou seja, ou trabalho de manha, de tarde ou noite (das 22h às 6h30) e na mudança de turno tenho folga.

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Publicado por Madalena Munõz às 13:14
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Quinta-feira, 1 de Julho de 2010

Como emagrecer - será força de vontade?

(conversa com um Amigo meu...)
 
Madalena,
 
Já visitei o seu blogue e site dos Rituais (www.rituais.iol). Muito bom e bastante elucidativo. Dá uma boas dicas, mas o importante é nós termos "FORÇA DE VONTADE".
 
Estou em fase de mentalização e já comecei a cortar com algumas coisas.
 
Vou lá chegar ...
 
Bjs e obrigado
 
João
 
 
RESPOSTA:
 
João,
 

A força de vontade só serve para a fase inicial... para se MANTER no caminho mais saudável precisa de muuuuuuito mais que isso.
 
Uma das coisas é: Precisa de alinhar esse novo caminho aos seus valores pessoais -
 

  • que vantagens tem em emagrecer se até já se habituou ao volume actual e nem por isso deixa de ser um marido e pai de família satisfeito etc.?
  • que vantagens tem em comer menos "porcarias" se elas são tão boas e gostamos tanto delas e são tão práticas?
  • para quê mudar se nem sequer está doente (e, suponhamos, mesmo que tenha colesterol elevado ou hipertensão, nada disso dói)?
  • serei um pai e marido com mais saúde física e um homem no geral com maior qualidade de vida daqui por 5, 10, 15, 20, 30 anos? Mesmo que eu responda "sim" isso é teoria pois ainda está tão longe...!

 

Tá a ver a ideia?!?

Responda a cada uma por escrito, para si...

 

Um dia que tenha estas e outras ideias alinhadas o seu comportamento vai mudar E MANTER-SE pois que isso é o mais difícil!!! E nada tem que ver com força de vontade, mas sim, uma nova mentalidade nos seus cuidados básicos - cuidados esses que agora neglicencia pela "força do hábito". Vai querer comer muito melhor 80-90% das vezes, e deixar as porcariasitas para 10-20% das vezes... e fazer actividade física mais regularmente (5 a 7 dias por semana qualquer coisa..) Bem diferente do actual cenário!!!

 

Madalena

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Publicado por Madalena Munõz às 10:40
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