Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

Coaching para Controlo de Peso

um blog para ler e aprender sobre uma ainda mais eficaz gestão de vida e do peso...

06
Jul08

Às vezes desesperada, não sabendo o que fazer... como!

Madalena Munõz
Bom dia,

Sou a Sofia, uma ex-cliente sua de Oeiras, estive em 8 sessões consigo, remember me?
 
Fui às sessões porque queria emagrecer... depois de quase um ano, não consegui grande resultado. Mas chegamos à conclusão que o meu problema não era da alimentação, mas algo psicológico.. porque afinal, eu no fundo sei o que faz "bem", o que faz "mal", como devo comer, etc. E então alimento este meu "problema" com comida, está visto!
 
Eu dizia "...quando estiver a morar sozinha vou conseguir...". Só que já faz dois meses que moro sozinha, e nada. Já percebo quando me dizia que é no momento e no agora que se deve fazer aquilo que queremos.
 
Queria perguntar o que acha que devo fazer? Se nutricionista não resolveu o meu problema. O que será que resolve? Se é algo psicológico.
Como posso eu sozinha resolver? Já que com um psicológico tudo dependia da maneira que ela/ele trabalha..
Às vezes fico desesperada, não sabendo o que fazer.. então como.
Muito sinceramente, já veio ao meu pensamento em começar a beber vinho.... mas foi só um pensamento (o que não é lá muito bom, acho eu).
 
Eu penso que fico assim quando quero fazer algo, ou tenho que fazer, e em vez disso não faço nada. Fico parada.
Pois, é tal de agir, acção que podia resolver isso. Eu sei :(
É que eu sei, e mesmo assim não faço aquilo mais certo de que aquilo que eu sei.
 
Não percebo :(
 
Desculpe o desabafo..
 
Beijinhos

Sofia
 
 
RESPOSTA
Querida Sofia
 
Claro que me lembro de si.
 
Agradeço o seu pedido de ajuda e penso que é muito sensato da sua parte. Parabéns.
 
Quem vai resolver o seu problema não é ninguém senão a Sofia. Este seu desabafo é um bom aquecimento para a sua caminhada... Agora terá é de ir andando, descansando, levantar-se e continuar a andar. O caminho faz-se caminhando. Como escreve, já percebeu que fica encalhada nalgum local e não passa a acção : fica parada. Pense: "o que seria preciso para eu avançar?"
 
Os ensinamentos das 8 consultas até que foram ficando (pelo que leio) mas pô-los todos em prática é outra etapa ainda. E isto é mesmo assim! O seu timing até que isso aconteça é... o seu timing! Há que respeitar e aceitar isso, aceitar o seu timing individual para o seu processo de mudança. Enfim, aceitar-se (grande tema o da aceitação...) É suposto acontecer, esta demora entre querer e saber na teoria como mudar, e mudar mesmo.
 
 
É importante que a visão (se saudável, claro) do caminho que quer seguir se mantenha clara na sua cabeça (promover a saúde? tornar-se mais activa? Aumentar o bem estar? A serenidade?). Mas se agora por desespero começa a perder a sua orientação, pode com isso estragar o presente. (Beber para tirar a dor?! Isso é o abandono absoluto: Sinal de alerta!!) Assim o futuro será concerteza longe do desejável.
 
Por outro lado, se em cada momento do seu hoje, aqui e AGORA cuidar bem de si... pode não ficar como seria a sua expectativa (e nesse caso teria de aprender também a não ter muitas expectativas:-)), mas no entanto estará bem mais perto do desejável -- pelo menos teria a certeza que ía fazendo o seu percurso dando o seu melhor. (O seu melhor varia de dia para dia, não esquecer que apenas existe o seu progresso individual, e não existe a perfeição; se pretende a perfeição como condição para ser feliz, desengane-se e get real!).
 
O que significa cuidar bem de si? Acha que precisa de ir ao psicólogo para cuidar bem de si? Se sim, então força -- o que funcionar para si é o melhor caminho para si. Mas até lá tem-se a si mesma! E até lá não coma (nem beba vinho) para lidar com os seus desesperos, pois ao fazer isso tapa os seus sentimentos e deixa de perceber o que precisa fazer para se sentir melhor verdadeiramente. Tal como um alcoólico, abstenha-se e comece já a fabricar o que lhe falta para se sentir mais preenchida e feliz.
 
Faça por exemplo o que já falámos, mas numa versão que, agora, dando nova e redobrada atenção ao assunto, funcione melhor para si.
 
Por exemplo: Delineie novas "mini-metas" realistas e organize-se para que tal aconteça.
Por exemplo:
"Vou caminhar todos os dias (que puder) das 19-19:45 (ou das 19:00 ás 19:10 para começar e se lhe apetecer mais, vai ficando!)" "Vou comer verduras ao almoço e ao jantar (ou sempre que puder)" "Vou levar comigo 2 frutas (ou 3, sempre que puder)" "Ao fim do ano planeio ter menos 5% do meu peso actual e não mais (ou que o conseguir perder)" "Vou fazer 3 sessões com um PT para me dar conhecimentos e embalagem (ou talvez 1 sessão se 3 for caro demais)" "Vou cozinhar pelos menos 1 vez por semana para garantir que tenho sempre sopa (dentro das minhas aptidões)" "Vou-me deitar pelas 23pm nem que ponha um alarme!(e as excepções são ok)" "Vou parar de analisar os porquês das coisas e vou começar a pôr em prática as medidas que me são mais fáceis já (vou viver e experienciar a vida e deixar de me auto psicanalisar, julgar e culpar)" "Todas as coisas difíceis por que passo podem ser grandes lições: vou estar mais atenta a aprender -- o que é que isto me ensina?" 
:-)
 
Pé ante pé... grão a grão... nada de radicalismos ou excessos. Qual é a pressa se esta lhe retira serenidade?
 
Como já deu para entender (nos meus parêntesis), desejo que ao longo do processo você seja gentil e "amor-osa" consigo mesma; que seja tolerante consigo mesma, seja generosa consigo mesma, seja a sua melhor amiga. Estime-se, cuide-se, proteja-se, imponha limites, diga não se for preciso, enfim, respeite-se. Tenha sentido de humor, ria-se ao espelho dos seus pneuzinhos se for caso disso! Enfim, como falámos certamente, desenvolva uma melhor relação consigo mesma, preenchendo-se, e encontrando dentro de si o amor que precisa.
 
Bem haja, querida, pelo seu email.
Coragem e se precisar de mim, já sabe onde me encontrar.
 
 
Madalena Muñoz
Nutricionista
 
Site: www.madalenamunoz.com
Blog: http://consultoriodenutricao.blogs.sapo.pt/
para informação sobre consultas visite sff o blog
telemóvel: +351 93 828 7398

2 comentários

  • Sem imagem de perfil

    gulos@ 30.10.2008

    Olá, estive a ler atentamente tudo o que foi escrito e a verdade é que me sinto muito identificada. Já tentei mil e uma dietas e nada funcionou, e não funcionam porque não me consigo controlar e não paro de comer doces e chocolates. Sempre que estou numa situação se stresse, muito feliz ou muito triste, a vontade e comer aparece. Já cheguei a pensar se isto seria algum distúrbio alimentar. Como sempre sopa antes das refeições e faço 5 refeições por dia , frequento um ginásio mas ao sair estou cheia de vontade de comer doces, não sei se se deve a ter sempre níveis de açúcar a baixo do mínimo. A verdade é que necessito de ajuda porque tenho 1,70 m e peso 85 kg ... Quero emagrecer.
  • Comentar:

    Mais

    Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

    Este blog tem comentários moderados.

    Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

    Mais sobre mim

    foto do autor

    Subscrever por e-mail

    A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

    Pesquisar

    Bem vindos!

    Bem vindos ao maravilhoso mundo do coaching!
    Coaching é acção acompanhada para rápidos resultados.


    Questões sobre Life Coaching e marcação de sessões? Aqui

    Arquivo

    1. 2015
    2. J
    3. F
    4. M
    5. A
    6. M
    7. J
    8. J
    9. A
    10. S
    11. O
    12. N
    13. D
    14. 2014
    15. J
    16. F
    17. M
    18. A
    19. M
    20. J
    21. J
    22. A
    23. S
    24. O
    25. N
    26. D
    27. 2013
    28. J
    29. F
    30. M
    31. A
    32. M
    33. J
    34. J
    35. A
    36. S
    37. O
    38. N
    39. D
    40. 2012
    41. J
    42. F
    43. M
    44. A
    45. M
    46. J
    47. J
    48. A
    49. S
    50. O
    51. N
    52. D
    53. 2011
    54. J
    55. F
    56. M
    57. A
    58. M
    59. J
    60. J
    61. A
    62. S
    63. O
    64. N
    65. D
    66. 2010
    67. J
    68. F
    69. M
    70. A
    71. M
    72. J
    73. J
    74. A
    75. S
    76. O
    77. N
    78. D
    79. 2009
    80. J
    81. F
    82. M
    83. A
    84. M
    85. J
    86. J
    87. A
    88. S
    89. O
    90. N
    91. D
    92. 2008
    93. J
    94. F
    95. M
    96. A
    97. M
    98. J
    99. J
    100. A
    101. S
    102. O
    103. N
    104. D
    105. 2007
    106. J
    107. F
    108. M
    109. A
    110. M
    111. J
    112. J
    113. A
    114. S
    115. O
    116. N
    117. D